MEC abre novas inscrições para o Programa Bolsa Permanência

Estudantes indígenas e quilombolas de cursos superiores presenciais do IFPE podem se inscrever até 30/06

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura de novas inscrições no Programa de Bolsa Permanência- PBP/2023 para estudantes indígenas e quilombolas regularmente matriculados/as em cursos superiores presenciais. As inscrições devem ser realizadas até o dia 30 de junho através do site: http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso.

Confira a documentação que deve ser apresentada:

1- Termo de Compromisso do Bolsista (disponível quando o/a  estudante terá acesso no ato da inscrição).
2- Declaração de Pertencimento Étnico – Comprovação de Pertencimento Étnico | assinado pelas Lideranças Indígenas ou assinado pelas Quilombolas
3- Autodeclaração |Candidato/a Indígena ou Candidato/a Quilombola
4- Declaração da FUNAI ou da Fundação Palmares ou Comprovação de Residência em Comunidade Indígena ou Comprovação de Residência em Comunidade Quilombola

O número de novas vagas disponibilizadas ao IFPE nessa nova chamada ainda não foi informado. De acordo com a Portaria do MEC nº 09, de 09 de maio de 2023, na distribuição das novas bolsas, serão atendidos prioritariamente discentes das Instituições Federais de Ensino Superior não contempladas nos processos realizados em 2022 e as que apresentarem maior demanda de bolsistas cadastrados/as.