MEC prorroga inscrições para o Programa Bolsa Permanência

Estudantes indígenas e quilombolas de cursos superiores presenciais do IFPE podem se inscrever até 30/07

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou a abertura das inscrições no Programa de Bolsa Permanência- PBP/2023 para estudantes indígenas e quilombolas regularmente matriculados/as em cursos superiores presenciais. As inscrições agora podem ser realizadas até o dia 30 de julho, e são feitas por meio do site: http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso.

>> Confira a documentação que deve ser apresentada:

1- Termo de Compromisso do Bolsista (disponível quando o/a  estudante terá acesso no ato da inscrição).
2- Declaração de Pertencimento Étnico – Comprovação de Pertencimento Étnico | assinado pelas Lideranças Indígenas ou assinado pelas Quilombolas
3- Autodeclaração |Candidato/a Indígena ou Candidato/a Quilombola
4- Declaração da FUNAI ou da Fundação Palmares ou Comprovação de Residência em Comunidade Indígena ou Comprovação de Residência em Comunidade Quilombola

De acordo com a Portaria do MEC nº 09, de 09 de maio de 2023, serão atendidos prioritariamente discentes das Instituições Federais de Ensino Superior não contempladas nos processos realizados em 2022 e as que apresentarem maior demanda de bolsistas cadastrados/as. Para o atual calendário de inscrição e autorização, foram disponibilizadas 16 vagas ao IFPE.

Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail bolsapermanencia@reitoria.ifpe.edu.br.

>> Confira o Ofício Nº 277/2023/CGRED/DIPPES/SESU/SESU-MEC, referente à prorrogação das inscrições do Programa Bolsa Permanência – PBP e a autorização de novas vagas