Professor do Campus Vitória lança livro com quatro cordéis

A obra “LiterAtos em Cordel”, de Rafael Setestrelo, é parte de projeto de extensão que reúne arte e cultura popular

Entre o Mundo Ideal e o Mundo Real há mais coisas em comum do que podemos imaginar. O escritor e professor de Língua Portuguesa do Campus Vitória de Santo Antão, Rafael Setestrelo, decidiu nos mostrar isto através de quatro aventuras contadas em “LiterAtos em Cordel”, lançado na última sexta-feira (13).

“A temática é de uma cultura popular, mas tem talvez uma pegada medieval, com a cavalaria, com aventura, detetive, mas tem também uma presença feminina muito forte no texto e a presença do fantasioso”, contou o autor.

O texto traz alguns personagens da cultura popular misturados a outros criados pelo grupo. São apresentados quatro “rimances”, como o autor chama carinhosamente os romances versados e rimados. Nas “aventuras imaginosas”, a trupe liderada pelo Prinspe Esperado Guarim percorre distintas terras levando poesia como a salvação para os pecados da Terra.

Os cordéis fazem um passeio pela cultura popular pernambucana, mas os trabalhos do Projeto LiterAtos – do qual o livro faz parte – trazem também discussões contemporâneas da sociedade brasileira como racismo e feminismo em suas narrativas. As histórias em cordel são abordadas em forma de teatro, música, poesia, dança e outras manifestações artísticas. Muitas dessas manifestações, partem da criação dos estudantes que fazem parte do grupo.

“Os estudantes sentem muita necessidade disso. Eles querem ser ouvidos. Ao mesmo tempo eles querem falar. A gente senta pra discutir o que vai falar. E é muito prazeroso produzir texto, produzir teatro com eles e com essas temáticas”, afirmou o professor Rafael.

O projeto “LiterAtos – Ordem dos Cavaleiros do Setestrelo” faz parte do programa de extensão do IFPE “LiterAtos”, desenvolvido no Campus Vitória de Santo Antão desde 2012. Nesses sete anos, o projeto tem promovido saraus poéticos e dramatizações de mamulengo, apresentando-se em diversas cidades pernambucanas. Em 2017, conquistaram o Prêmio Nacional Culturas Populares, oferecido pelo Governo Federal. O livro “LiterAtos em Cordel” deve ser distribuído para as bibliotecas dos campi do IFPE.