Início do conteúdo

Professor do IFPE é o grande vencedor do 7º Prêmio Hermilo Borba Filho

Docente do Campus Vitória, Rafael de Oliveira também foi premiado como autor da melhor obra da Zona da Mata


O professor e escritor Rafael de Oliveira, do Campus Vitória de Santo Antão, foi o grande vencedor do 7º Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura, realizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) em parceria coma Cepe Editora. Com seu livro de poesia “Dylan-Pajeú”, Rafael, além de receber a premiação máxima, também venceu como autor da melhor obra da Zona da Mata. O resultado foi publicado nesta sexta-feira (6).

Professor de Língua Portuguesa do Campus Vitória desde 2005, Rafael é natural de Vitória de Santo Antão e “filho de coração de Glória do Goitá”, como ele sempre ressalta. O Rafael Setestrelo – pseudônimo de Rafael Augusto Costa de Oliveira – é conhecido e reconhecido em todo o Instituto pelo trabalho desenvolvido com o projeto de extensão em literatura LiterAtos – Ordem dos Cavaleiros do Setestrelo, voltado à cultura popular nordestina, em especial, a da Zona da Mata.

“Devo ao IFPE algo como um pontapé inicial do livro. Em 2015, Kennedy Albuquerque, bibliotecário e coordenador musical do LiterAtos, estava lotado no campus Afogados da Ingazeira. Ele me convidou para ministrar uma oficina sobre Mamulengo. A partir daí, o Pajeú entrou na minha vida e já naquele ano, a ideia do Dylan-Pajeú nasceu. O sertão sendo visto pelos olhos de um “roqueiro andarilho”, como um Rolling Stone”, contou o professor.

Rafael também falou sobre os poemas que compõem a obra. “Os poemas contém musicalidade e também uma pegada bem fotografia, afinal, o roqueiro andarilho é turista, tira fotos do que vê, narra acontecimentos que ouviu, poeta em martelo agalopado”, explicou.

Dylan-Pajeú o segundo livro sobre o Pajeú escrito por Rafael que é premiado. A obra será publicada pela Cepe Editora, e ele também receberá as premiações em dinheiro, pelas duas categorias (Grande Prêmio e Zona da Mata). O prêmio Hermilo Borba Filho é a maior premiação estadual sobre prosa e poesia, oferecida pelo Governo do Estado, Secretaria de Cultura. Para saber mais, clique aqui.

*Foto: Tati Carvalho/Acervo Rafael de Oliveira

Fim do conteúdo