Projeto do IFPE capacita estudantes e agricultores para uso de drones na Agricultura

Equipamento também é utilizado em aulas no Campus de Vitória de Santo Antão

Com o voo preciso e um barulho bem característico, os drones despertam a curiosidade de pessoas de todas as idades, sejam elas da cidade ou do campo. Esses equipamentos se popularizaram para atividades de lazer, mas também já são bastante utilizados profissionalmente para produção de vídeos, monitoramento e segurança. Na zona rural, os drones agrícolas ganham cada vez mais os ares devido à precisão, proporcionando redução dos custos de produção e aumento da produtividade.

Em Pernambuco, empresas rurais e usinas de cana-de-açúcar começaram a utilizar drones no processo de produção. A tecnologia avança para atender as necessidades do setor, mas já faltam profissionais para suprir essa nova demanda do mercado. Pensando nisso, um projeto desenvolvido no Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), busca capacitar estudantes e agricultores para o uso de drones na agricultura.

O IFPE Campus Vitória possui um drone agrícola, adquirido pelo projeto “Tecnologias Digitais na Agricultura: Aplicação nos Arranjos Produtivos Locais de Vitória de Santo Antão”. O equipamento é utilizado nas aulas da disciplina de Práticas Agrícolas, do curso superior em Agronomia, e também em capacitações. Orientados pelo professor José Carlos da Costa (que também coordena o projeto), alunos(as) e agricultores(as) aprendem regras e técnicas iniciais para pilotar drone, e sua aplicabilidade nas atividades agrícolas.

Nas aulas práticas são ensinados como mapear a área, como planejar voo e como aplicar insumos (fertilizantes e defensivos agrícolas) ou sementes.

O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), através do programa Inclui.PE Digital. “Trazer tecnologia para o IFPE-Campus Vitória é muito importante para a formação profissional dos estudantes. O projeto também tem o objetivo de apresentar as inovações para os arranjos produtivos locais e aproximar ainda mais nossa instituição do setor produtivo”, explicou o professor José Carlos.

Uso de drones no campo
Os drones podem auxiliar em diversas atividades do campo, como: monitorar lavouras; aplicar insumos; guiar boiadas; semear; detectar falhas no plantio; identificar pragas; identificar focos de incêndio; e segurança. O investimento para aquisição do equipamento ainda é alto, mas as tecnologias têm avançado rapidamente, tornando esses aparelhos mais eficientes e adaptáveis às especificidades das culturas e às necessidades dos produtores rurais.