Projeto oferece curso de Educação Popular, Agroecologia e Campesinato

Primeiro encontro aconteceu no início desta semana

O projeto de Extensão “Educação Popular e Agroecologia – construindo caminhos para as transformações do campo” iniciou o Curso de Educação Popular, Agroecologia e Campesinato (CEPAC). O primeiro encontro foi realizado na última terça-feira (21), com agricultores e agricultoras dos municípios de Chã Grande e Aliança, no Campus Vitória de Santo Antão.

O tema do primeiro encontro foi “O Campesinato no Brasil e Princípios da Agroecologia”, e teve como facilitador o engenheiro agrônomo e agroecólogo Elmir Bezerra de Lima, que é egresso do Campus Vitória de Santo Antão.

O CEPAC tem como objetivo promover a troca, o diálogo e a construção de conhecimentos sobre Agroecologia e campesinato com agricultores(as), assentados(as) de reforma agrária e ou comunidades tradicionais da região. O projeto propõe a construção de espaços de formação para os agricultores e as agricultoras participantes do projeto refletirem, problematizarem e criarem soluções para as suas realidades. Também busca valorizar e fortalecer os conhecimentos populares, as culturas e identidades desses participantes.

Como funciona o projeto?
O projeto de extensão mobilizou agricultores e agricultoras de Chã Grande, Feira Nova, Aliança, Vitória de Santo Antão, Glória do Goitá, Tracunhaém e Lagoa de Itaenga para participarem do curso, que será realizado de março a outubro de 2023.

O curso é baseado na pedagogia da alternância, dividido em tempo-escola (com oito encontros presenciais no Campus Vitória) e tempo-comunidade (com atividades de intervenção feitas pelos(as) participantes em suas propriedades ou comunidades.

O projeto será encerrado com a realização do I Encontro de Educação, Agroecologia e Campesinato do IFPE – Campus Vitória de Santo Antão. Todos os dados construídos serão sistematizados e publicados em diferentes formatos: cartilhas, folders, trabalhos científicos, entre outros.

Quem participa do projeto?
Gizelia Barbosa Ferreira – coordenadora – professora IFPE.
Renata Andrade Lima – bolsista – estudante Agronomia – IFPE.
Antônio Carlos Assis Reis – bolsista – estudante Agronomia – IFPE.
Luiz Fernando José dos Santos – voluntário – estudante Agronomia – IFPE.
Talysson Daniel  Santos da Silva – voluntário – estudante Agronomia – IFPE.
Marta Xavier de Carvalho Correia – colaboradora – professora IFPE.
Hemmannuella Costa Santos – colaboradora – professora IFPE.
Wellington Costa da Silva – colaborador – professor IFPE.
Maria Sonia Lopes da Silva – colaboradora – pesquisadora EMBRAPA.
Apoio da equipe do projeto Quintais produtivos:
Luana, Andressa, Pablo e Gilberto – estudantes de Agronomia – IFPE