Início do conteúdo

Propesq seleciona propostas para desenvolvimento de Iniciação Científica e Tecnológica

Edital visa selecionar projetos com vigência entre setembro de 2025 e agosto de 2026


A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPE (Propesq) publicou, nesta segunda-feira (02), novo edital de seleção para os programas institucionais de iniciação científica e tecnológica, com vigência entre setembro de 2025 e agosto de 2026.

A seleção contempla os programas PIBIC, PIBIC-Técnico, PIBIC-Ações Afirmativas (PIBIC-Af), PIBITI e PIBITI-Técnico, destinados a estudantes de cursos técnicos e superiores da instituição, que poderão participar como bolsistas ou voluntários em projetos de pesquisa e inovação orientados por servidores efetivos do IFPE.

As submissões devem ser realizadas entre os dias 2 de junho e 4 de julho, exclusivamente pelo link workflow.ifpe.edu.br , por orientadores dos projetos (docentes ou técnicos administrativos integrantes de projetos de pesquisa ativos).

Entre as inovações desse novo edital, destaca-se a obrigatoriedade de informar, no momento da submissão, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a que a proposta e, se for o caso, o grupo de pesquisa se vinculam. “A medida visa fortalecer a articulação da pesquisa e da inovação desenvolvidas no IFPE com a Agenda 2030 da ONU, promovendo ações científicas comprometidas com o desenvolvimento sustentável e a transformação social, e reconhecendo produções e interesses de nossos(as) pesquisadores(as) frente ao tema”, afirmou a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Gabriela Falcão.

Outra importante novidade é o lançamento de uma versão do edital em Linguagem Simples, com objetivo de facilitar o acesso à informação. A iniciativa busca garantir que o conteúdo do documento seja compreendido por mais pessoas, aproximando a comunidade com a temática científica e as oportunidades trazidas pelos programas. “A escolha da Linguagem Simples como caminho de interação, também neste edital, busca garantir maior acessibilidade, inclusão e democratização de acessos, por utilizar palavras do cotidiano, frases curtas e estrutura clara”, ressaltou a pró-reitora.

As bolsas ofertadas pelo edital variam entre R$ 500 (nível técnico) e R$ 700 (nível superior), e terão a vigência de 12 meses. A seleção também valoriza a participação de estudantes oriundos de políticas de ações afirmativas, além de promover critérios diferenciados para as pesquisadoras mães, com base em política de equidade de gênero.

De acordo com Flávio Albuquerque, diretor de Pesquisa da Propesq, os programas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFPE ainda cumprem um importante papel pedagógico. “Visam despertar vocações científicas, incentivar talentos, estimular a cultura da inovação, bem como promover a inclusão social por meio da ciência”, frisou o gestor.

Para mais informações, acesse:

>> Edital completo

>> Edital em Linguagem Simples

Confira os anexos:

Anexo I – Modelo de plano de atividades

ANEXO II – Avaliações dos Currículos – Edital de IC&T 2025

Anexo-III-documentação complementar (2025)

Fim do conteúdo