Seguem abertas inscrições do processo seletivo suplementar do PROF-FILO

Candidatos(as) podem fazer as inscrições até o dia 6 de março, pela internet

As inscrições para o Processo Seletivo Suplementar do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) para a turma 2023-2025 seguem abertas até o dia 6 de março. Estão sendo ofertadas mais duas vagas para o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

As inscrições podem ser feitas através do preenchimento do formulário on-line, disponível no link: https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=3470 . Neste mesmo endereço, os candidatos e as candidatas deverão enviar as cópias dos documentos exigidos no edital. A taxa de inscrição no processo seletivo é de R$ 60.

Como será a seleção suplementar?
O processo seletivo consistirá exclusivamente na avaliação da Carta de Intenções apresentada pelo(a) candidato(a). Os(As) candidatos(as) que obtiverem pontuação igual ou superior a 7 serão considerados(as) aprovados(as) e serão classificados(as) obedecendo a ordem decrescente de pontuação. Todas as informações e os itens obrigatórios que deverão constar na carta estão descritos no edital.

Como será o cronograma?
O resultado das cartas de intenções será publicado no dia 13 de março, na página do PROF-FILO. Os candidatos e as candidatas poderão apresentar recursos aos resultados no período de 13 a 15 de março. A divulgação da classificação final e o resultado dos recursos será no dia 16.

A matrícula e o início das aulas estão previstas para acontecer a partir do dia 20 de março.

Todas as informações sobre o Processo Seletivo Suplementar estão disponíveis no edital, que pode ser acessado na página do Mestrado (http://www.humanas.ufpr.br/portal/prof-filo/ ) e no link abaixo.

>> EDITAL N°001/2023 – PROF-FILO – PROCESSO SELETIVO SUPLEMENTAR – TURMA 2023-2025

Mais informações sobre o mestrado
Sob coordenação geral da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o programa está organizado de forma associativa, envolvendo 24 Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país, entre elas o IFPE. As aulas presenciais dos mestrandos(as) do IFPE acontecerão no núcleo do IFPE-Campus Vitória de Santo Antão.

Na Seleção 2022, foram preenchidas todas as 7 vagas disponíveis para o núcleo do IFPE. Agora estão sendo ofertadas mais duas, das 87 vagas não preenchidas que foram redistribuídas entre instituições de todo Brasil.

A pós-graduação é gratuita e voltada para docentes da Educação Básica que possuam licenciatura em qualquer área, ministrem aulas de Filosofia e estejam atuando em sala de aula, preferencialmente em escola da rede pública de ensino.

O PROF-FILO integra as políticas de formação de professores da  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como resultado de uma iniciativa apoiada pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).