Trote e Bullying são temas de encontro com estudantes

Na reunião, a CGAE também tratou de questões como uso do refeitório e fardamento

Como parte da programação de recepção dos novos estudantes do Campus Vitória de Santo Antão, a Coordenação Geral de Assistência ao Educando (CGAE) realizou, na última terça (20) e nesta quarta-feira (21), encontros com todos os estudantes novatos para tratar das rotinas e atividades no campus e, principalmente, sobre práticas como Trote e Bullying.

Reunidos no auditório do prédio central, os discentes receberam também as principais orientações sobre o funcionamento do refeitório, transporte escolar, alojamentos, fardamentos, além do acompanhamento pedagógico e psicológico que é disponibilizado. Nesta quinta-feira (22), as reuniões serão com os estudantes veteranos.

Fardamento
A coordenadora da CGAE, Deyse Gomes, explicou aos estudantes que o fardamento do Campus Vitória é gratuito e está previsto para ser distribuído aos estudantes no mês de abril. Ela ressaltou, ainda, que camisas extraoficiais, produzidas pelos próprios estudantes, não serão permitidas. “Orientamos que os estudantes utilizem camisas brancas e calça jeans até a chegada do fardamento. Não participem de cotas para elaboração de camisas extraoficiais, pois não serão permitidas após a distribuição das fardas”, explicou.

Acompanhamento pedagógico
A pedagoga Carla Eugênia explicou aos estudantes o funcionamento pedagógico do campus, e destacou a importância da interação entre discentes, docentes e a equipe pedagógica e falou sobre a importância de se ter autonomia, disciplina e responsabilidade nos estudos. “O setor de Pedagogia está aberto para elaborar um horário de estudo individual do aluno, considerando suas demandas e possibilidades. Para isso, basta que o estudante procure o setor”, adiantou Carla.

Trote e Bullying
A prática do trote contra os estudantes novatos tem sido combatida pelo Campus Vitória de Santo Antão ao longo dos anos, e já apresentou uma redução significativa, de acordo com o Setor de Psicologia, já o bullying é preocupação constante em toda instituição de ensino. Em 2018, os novos alunos contarão, mais uma vez, com a Brigada Anti-bullying, um grupo de alunos veteranos que se voluntaria para apoiar e acompanhá-los durante as primeiras semanas na instituição.

Nos encontros realizados ontem (20) e hoje (21), os alunos e alunas receberam as principais informações sobre o regimento interno e as orientações de como proceder caso sejam vítimas das práticas de trote e bullying. “Não se calem, procurem os voluntários e a equipe da CGAE. Jogar milho, farelo ou qualquer outra coisa não é brincadeira, é agressão. Caso isso aconteça, procurem imediatamente a CGAE”, orientou Alessandra Xavier.

Esses temas serão a ser discutidos com os veteranos nas reuniões que serão realizadas nesta quinta-feira (22), data que marca o início das aulas para os segundos e terceiros anos dos cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio.