VI ENEXT tem programação intensa nesta quarta-feira

Mesa-redonda, cursos, oficina e apresentações culturais marcam o 2º dia de programação

O VI Encontro de Extensão do IFPE (ENEXT) movimentou todo o Campus Vitória de Santo Antão nesta quarta-feira (5). A manhã do segundo dia de programação foi marcado por oficina, mesa-redonda, cursos, apresentações culturais e as apresentações orais dos diversos projetos de Extensão desenvolvidos no Instituto.

A programação do Workshop de Emprego, Estágios e Egressos teve início com a mesa-redonda O conhecimento e a inserção no mercado de trabalho, com o representante do Centro de Integração Empresa-Escola, Silas Lyns, os egressos do Campus Vitória Adjair Silva e Eliemerson Sales, e a mediação de Márcia Girlene, da Pró-Reitoria de Extensão do IFPE (Proext).

“Eu vivi o IFPE, aproveitei todas as oportunidades que me foram dadas no curso técnico em Agroindústria e na Licenciatura em Química. Esse foi o diferencial na minha carreira e nos processos seletivos que participei até hoje”, disse Eliemerson, hoje doutorando em Ensino das Ciências e Matemática na UFRPE. “O IFPE, para mim, é como uma marca na alma. Filho de agricultor e de agricultora, com muito orgulho, hoje vejo quem eu era e quem eu sou, lembrando de cada passo em minha trajetória no Campus, seja no curso técnico, como presidente do grêmio estudantil, como membro da comissão do curso de Agronomia e hoje como engenheiro agrônomo”, ressaltou Adjair Silva, recém-aprovado no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFPB, em Areia.

Na Agroindústria, alunos e alunas participaram da oficina de Produtos de Panificação e Biscoitos, ministrado pela professora Regiane Ribeiro dos Santos. Outro grupo, formado por discentes e docentes, participou de uma trilha ecológica coordenada pelo professor Lucas Vieira, na área de mata preservada do Campus. Durante todo o dia também acontecem as apresentações orais dos projetos de extensão desenvolvidos através do Programa Institucional para Concessão de Bolsas de Extensão (Pibex), além da Feira de Saberes e Sabores, na área em frente ao prédio central.

MICA
A Mostra Integrada de Cultura e Artes do IFPE (MICA) traz uma programação repleta de apresentações e manifestações artísticas. No hall do Bloco das Graduações, o público pode apreciar a exposição fotográfica “Detalhes do Cotidiano” – NAC Jaboatão dos Guararapes; a Exposição de esculturas de cerâmica – NAC Cabo de Santo Agostinho; e a exposição das ogras do Coletivo GRAVOs “Tudo que grava iprime” – Campus Olinda. As apresentações de música e dança acontecem na Praças das Artes (pátio da cantina), até as 17h. Já no miniauditório do Prédio de Pesquisa e Extensão, a partir das 14h, acontece o Cinextensão.