IFPE Abreu e Lima inicia distribuição de alimentos a estudantes do Campus

Alimentos fazem parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e serão distribuídos a estudantes nos três turnos

A partir desta segunda-feira (11), o IFPE Abreu e Lima inicia a distribuição de alimentos aos estudantes do Campus. A iniciativa é parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que visa oferecer alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.

Logo pela manhã, os estudantes do Ensino Técnico Integrado foram os primeiros a receberem a alimentação. Foram disponibilizadas frutas durante o intervalo entre as aulas.

“O PNAE é um dos programas mais importantes, não só no apoio à educação, mas também no combate à desigualdade social. Um país desigual como o Brasil, a gente precisa olhar para essa condição. 60% dos nossos estudantes são estudantes que têm perfil socioeconômico dentro do quadro de vulnerabilidade. Então, para a gente permitir uma permanência de qualidade na instituição, a gente precisa ter um conjunto de programas que dê assistência para esses meninos e meninas estudarem com a dignidade que é necessária. E a alimentação e nutrição, uma alimentação saudável, são alguns desses desafios que as escolas e instituições precisam conseguir superar”, declarou Nathalia da Mata, Diretora de Assistência Estudantil da Reitoria do IFPE, que esteve presente ao primeiro dia de distribuição de alimentos.

Durante a semana, o cardápio vai contemplar os estudantes nos três turnos – sempre no horário do intervalo. A alimentação prevista contém frutas (bananas, goiabas e laranjas) e bolos.

Os alimentos são orgânicos e foram adquiridos através da Chamada Pública Nº 01/2023, que teve como vencedora a Cooperativa Agrícola de Assistência Técnica e Serviços (Cooates). Através do contrato celebrado, semanalmente, a Cooperativa é responsável por entregar novos alimentos ao Campus Abreu e Lima.