Inscrições abertas para curso de extensão em Metodologia Científica

São 50 vagas para curso gratuito e on-line. Inscrições vão até dia 27 de janeiro

Estão abertas, a partir desta sexta-feira (22), as inscrições para o curso de extensão “Introdução à Metodologia Científica”. O curso é gratuito e voltado para estudantes, profissionais e interessados no tema – internos ou externos ao IFPE – que tenham Ensino Médio concluído.

Ao todo, são ofertadas 50 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. As aulas são todas on-line, divididas em encontros virtuais (nos dias 04, 11 e 18 de fevereiro, às 19h30) e atividades práticas.

As aulas iniciam dia 02 de fevereiro e seguem até 18 do mesmo mês , totalizando uma carga horária de 20 horas, com direito a certificado. Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário eletrônico AQUIO curso será ministrado pelo professor Márcio Carneiro, do IFPE Abreu e Lima, e a Professora convidada Gilmara Araújo.

A metodologia científica compreende um conjunto de saberes e práticas orientados a normatização das etapas e processos associados à produção do conhecimento científico, bem como, a reflexão de caráter epistemológico em torno dos meios de validação desta modalidade de conhecimento.

Quem participar do curso vai:

1) Compreender as modalidades de conhecimento, entre o senso comum e o científico.
2) Historiar os percursos a partir dos quais a ciência moderna fora edificada e seus efeitos na paisagem contemporânea.
3) Discriminar as etapas comuns para construção de um projeto de pesquisa; escolha do tema; delimitação do tema; problema; hipótese(s); justificativa; objetivos; metodologia; cronograma de atividades; referências bibliográficas.
4) Padronização de trabalhos acadêmicos a partir da ABNT.