DDE disponibiliza página com orientações sobre Ensino Remoto

Além de vídeo sobre matrículas e acesso a aulas remotas, há links para grupos das turmas

Na próxima segunda-feira (29), começa o ano letivo 2021.1 do Campus Vitória de Santo Antão. E, devido à pandemia da Covid-19, as atividades acadêmicas continuarão sendo realizadas à distância, através de encontros virtuais. Com o objetivo de aproximar os(as) estudantes de todas as informações necessária para a adaptação a essa realidade de ensino remoto, o Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE) reuniu, em uma única página, vídeos com orientações importantes sobre matrículas, criação de e-mail institucional, acesso a salas virtuais e atualização de dados no Q-Acadêmico. O endereço é o guiadoestudante.ddeonline.com.br, e lá, os alunos e as alunas do campus também encontrarão links para entrar nos grupos informativos dos cursos no WhatsApp.

A página conta com um layout objetivo, para ser acessada sem dificuldades pelo computador ou pelo celular. Para ter acesso aos vídeos, basta dar o play, não precisa baixar nenhum arquivo. No primeiro, há uma mensagem do diretor do DDE, professor Clécio Gomes, com orientações sobre a página. Em seguida, os(as) estudantes poderão assistir a tutoriais detalhados sobre como fazer a renovação de matrícula (necessário somente para veteranos), sobre como criar o e-mail institucional, sobre como ter acesso ao ambiente virtual das aulas e, por fim, sobre como atualizar os dados cadastrais no Q-Acadêmico.

“A nossa intenção foi a de deixar à mão do(a) aluna informações que venham a orientar a sua vida enquanto estudante do campus, para que possam saber como realizar o que precisam. Com a pandemia e a ausência do formato presencial para atendimentos à comunidade, sentimos necessidade de oferecer uma espécie de local para retirada de possíveis dúvidas. Iniciamos a página trazendo vídeos com temas que percebemos como demandas atuais, mas a ideia é que essa página estará sempre recebendo novos conteúdos”, explicou a coordenadora de Ensino do Campus, Daniela La Cava.

GRUPOS NO WHATSAPP – Na mensagem aos estudantes, disponível no primeiro vídeo da página, o diretor de Ensino, Clécio Gomes, explica que os grupos no aplicativo de mensagens WhatsApp serão uma ferramenta importante para que os estudantes recebam informações importantes de maneira imediata. Por serem grupos informativos, apenas o DDE postará os conteúdos, e cada curso terá um grupo específico. Os links para acesso aos grupos estão no final da página.

ROTINA DE ESTUDOS – O setor de Pedagogia do Campus preparou um material para os estudantes, com orientações que vão auxiliar bastante na rotina de estudos, principalmente nesta período de atividades remotas. Confira aqui as orientações de estudo em casa, as orientações gerais de estudo e um modelo de horário de estudos. Para falar com o setor, o e-mail é apoio.pedagogia@vitoria.ifpe.edu.br.

Saiba mais:
>> Página www.matriculas.ddeonline.com.br
>> Orientações da Direção de Ensino
>> Tutorial sobre como criar o e-mail
>> Como criar e-mail institucional (vídeo)
>> Como atualizar os dados cadastrais no Q-Acadêmico
>> Como renovar a matrícula no Q-Acadêmico (Alunos(as) veteranos(as))