Início do conteúdo

Obras de acessibilidade do Campus Vitória começam nos próximos dias

Saiba como será a compensação das árvores que precisarão ser retiradas


Terão início, nos próximos dias, as obras de acessibilidade do Campus Vitória de Santo Antão. Orçada em R$ 1.389.888, 29, a reforma permitirá a adequação da estrutura do campus às normas da NBR 9050/2004 e incluem intervenções em calçadas, rampas, guarda-corpos e corrimãos, além de recuperação de elementos arquitetônicos, indicação tátil e adequação de diversos espaços. Os recursos para as obras foram liberados pelo Ministério da Educação (MEC) em novembro de 2017. 

A primeira etapa da obra, elaborada pelo Departamento de Obras e Projetos de Engenharia (DOPE) do IFPE, será a adequação do trecho que vai da portaria principal do Campus (Portaria 1) até o prédio central, incluindo o auditório. As intervenções irão alterar, de maneira significativa, a rotina e a paisagem da instituição, de forma que a compreensão dos estudantes, servidores e visitantes é fundamental. 

Para que as calçadas sejam alargadas, em cumprimento às normas de acessibilidade vigentes, as árvores que hoje estão sobre ou próximas às calçadas precisarão ser retiradas. Para compensar, o Campus Vitória, através da Coordenação Geral de Produção (CGP), realizará o plantio de mudas de Ipê e Pau Brasil na área do bosque, próxima à Avicultura. Serão plantadas três árvores para cada uma derrubada. 

Criado em 1954, o Campus Vitória de Santo Antão é um dos mais antigos do IFPE e desde a década de 1980 concentra suas atividades administrativas e acadêmicas na propriedade Terra Preta. A adequação das condições de funcionamento é uma necessidade antiga, e a execução dessas obras irão garantir a acessibilidade para todos(as) que frequentam nossa instituição. 

Em caso de dúvidas sobre o projeto, os(as) interessados(as) podem procurar o Departamento de Administração e Planejamento (DAP) ou a Coordenação Geral de Produção (CGP) através dos e-mails: dap@vitoria.ifpe.edu.br e cgp@vitoria.ifpe.edu.br. 

>> Conheça o projeto:

Documento 1

Documento 2

Documento 3

Fim do conteúdo