Início do conteúdo

Estudante do IFPE Abreu e Lima é selecionado para formação em Enfermagem na Alemanha

Júlio César, do 4º período do Técnico em Enfermagem, inicia os estudos de alemão a partir de maio. Serão três anos de estudo na Europa


O estudante do IFPE Abreu e Lima Júlio César Marinho dos Santos foi um dos 20 candidatos selecionados para estudar Enfermagem na Alemanha. Júlio César cursa atualmente o 4º período do Técnico em Enfermagem.

Ele concorreu à oportunidade para pessoas jovens entre 18 e 25 anos que concluíram o ensino médio em escolas públicas estaduais ou Institutos Federais – IF do Programa “Pernambuco & Alemanha: Chances para todas e todos 2025 – Formação em enfermagem”, do Centro Cultural Brasil-Alemanha – CCBA, de Recife. A iniciativa é fruto da cooperação entre o CCBA e a Diakonie Sachsen (Diakonie Leipzig e Diakonie Zwickau no Estado da Saxonia/Alemanha).

“A minha expectativa agora é realizar esse sonho, que sempre foi uma vontade muito grande na minha vida ter um intercâmbio. E essa oportunidade foi Deus quem deu. E eu agradeço muito, porque a vida não é fácil e a gente não pode desistir dos nossos sonhos”, disse o estudante.

A partir de maio, Júlio César vai participar de um curso intensivo de Alemão de nove meses para atingir os níveis B1 e B2 na língua, realizando as respectivas provas oficiais do Goethe Institut. O curso será realizado de forma presencial no CCBA no Recife. Durante o período do curso, receberá uma bolsa de cerca de R$ 1.450,00.

“Nós recebemos com muita felicidade essa notícia e celebramos com entusiasmo a conquista do nosso estudante Júlio César para estudar Enfermagem na Alemanha”, declarou Fátima Cabral, diretora-geral do IFPE Abreu e Lima.

Após o curso no Recife, o estudante deverá partir para a cidade de Zwickau, no estado da Saxônia, Alemanha. Na Europa, deve realizar uma formação completa em Enfermagem, com duração de três anos, recebendo bolsa de estudos. A organizações responsáveis na Alemanha, a Diakonie Leipzig e a Diakonie Zwickau na Saxonia, cuidam do processo de visto, viagem, moradia e demais  formalidades no novo país.

Além de estudante do Campus Abreu e Lima, Júlio César é também morador da cidade e sempre teve o sonho de cursar Enfermagem.

“Eu amo Enfermagem. A educação sempre foi importante pra mim. Eu aprendi a escrever para ensinar minha vó a escrever os nomes dos filhos dela. Eu vendia cajá para pagar as passagens e poder ir para os estágios. Porque nós somos uma família que não tínhamos condições. Minha mãe é dona de casa e o meu pai é pedreiro”, contou Júlio César.

Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.

 

Fim do conteúdo