IFPE Abreu e Lima promove evento Novembro Negro

Programação especial ocorre entre os dias 21 e 30/11 e faz alusão ao Dia da Consciência Negra

O IFPE Abreu e Lima realiza entre os dias 21 e 30/11 o evento Novembro Negro, com programação especial em alusão ao Dia da Consciência Negra (20/11).

O evento terá participação de artistas, professores e personalidades, que trarão importantes debates e questionamentos em torno de temas que reforçam as lutas por justiça social e o combate ao racismo nos tempos contemporâneos.

A programação é aberta a toda a comunidade acadêmica. Para participar, é necessário inscrição através da página do evento (Clique aqui para se inscrever). O evento é uma promoção da Divisão de Políticas Inclusivas do Campus Abreu e Lima.

21/11 – Segunda-feira (auditório)

14h – Intervenção artística com fala e canto de Gisele Ladislau (Mãe Preta, Artista Periférica, Estudante de Psicologia, Cantora Integrante da Nação Malunguinho/Abreu e Lima).

Racismo é crime: desafios e perspectivas da luta contra o racismoPalestra com Diogo Severino Ramos da Silva  (Advogado da OAB/PE, Professor Universitário, Diretor Tesoureiro da CAAPE OAB/PE).

22 a 25/11 – Terça a Sexta-feira (sala de vídeo da Biblioteca)

11h30 às 12h30 / 15h às 16h – Leitura do livro “Pequeno Manual Antirracista” . No dia 25/11, com participação da Profa. Elis Oliveira (Mulher Negra, Pedagoga, Professora de Anos Iniciais).

23/11 – Quarta-feira (área de convivência)

9h15 – Exposição de arte e conversa com Érica de Lira Tavares (Libélula), (Mãe, Mulher Preta, Periférica, Poetisa, Artista autodidata, resistência e dona de si).

23/11 – Quarta-feira (auditório)

19h – Palestra: Fala, preta! com Laura Silva (Mulher Feminista Negra, Assistente Social, Mestre em Serviço Social (UFPE) Coordenadora de Políticas Inclusivas da PROEXT/IFPE) & Rhayanne Almeida (Mulher Feminista Negra, Bacharela em direito e Militante de Movimentos Sociais).

30/11 – Quarta-feira (sala de vídeo da Biblioteca)

14h – Roda de Diálogo: relações étnico-raciais e o papel pedagógico do IFPE no combate ao racismo (para servidores do Campus Abreu e Lima) com Claudemir Onassayô (Prof. Mestre do IFTO/IFPE)

Dia da Consciência Negra

Desde 2011, o dia 20 de novembro é celebrado no Brasil como o Dia da Consciência Negra. Instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, a data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo existente na América Latina: o Quilombo dos Palmares, situado na região da Serra da Barriga, atual estado de Alagoas, e que abrigou, seguindo pesquisas históricas, entre 20 mil e 30 mil habitantes ao longo de 100 anos aproximadamente de duração.