Campus estreita parcerias para ofertar novos cursos Proeja em 2021

Cursos de “Cuidador de Idosos” e “Alimentador de linha de produção” devem gerar até 80 vagas

O Campus Abreu e Lima recebeu nesta quarta-feira (10) representantes de escolas estaduais do município – Escola Marechal Costa e Silva, Escola Estadual Abreu e Lima, e Escola General Abreu e Lima. Em pauta, a parceria entre o IFPE e a Secretaria de Educação de Pernambuco visando a implementação de novos cursos Proeja para os anos de 2021 e 2022.

Os representantes foram apresentados às instalações do campus pela diretora-geral, Fátima Cabral, a diretora de ensino, Andréa Martins, e os coordenadores de cursos Proeja, Suzana Costa e Koenigsberg Lee. O IFPE Abreu e Lima deve ofertar este ano dois cursos nesta modalidade: o de “Cuidador de Idosos” e o de “Alimentador de linha de produção”. Cada um dos cursos deve gerar 40 vagas.

Os cursos Proeja são voltados para a qualificação profissional, na modalidade Educação de Jovens e Adultos. Os alunos são regularmente matriculados nas escolas estaduais parceiras, onde cursam o Ensino Médio, além de criarem também um vínculo com o IFPE, onde acompanham as aulas da educação profissional.

“Essa parceria entre IFPE e Secretaria Estadual de Educação, favorecendo a proposta do Proeja tem alto impacto pois, ao passo que possibilita a oferta de cursos de qualificação profissional para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos, amplia os horizontes deste público, transformando realidades através da Educação pública e de qualidade. Essa perspectiva de transformação é o que torna a proposta dos cursos Proeja tão especial”, declarou a professora Suzana Costa.

Esta é a segunda oferta de cursos Proeja do IFPE Abreu e Lima. A primeira, que se encerra em 2021.1, foi com o curso de “Cuidador de idosos”, em parceria com a Escola Estadual Polivalente. Há ainda a previsão de abertura de um terceiro curso nesta segunda oferta, o de “Desenhista de móveis”, mas a ser implementado apenas no início de 2022.