Nota pública sobre a valorização do ensino da música

A Direção-Geral do IFPE Campus Belo Jardim e a Coordenação do curso de Licenciatura em Música vêm, por meio desta nota, reafirmar o seu intenso compromisso com a luta pela valorização do ensino da música e das diversas linguagens artísticas que formam profissionais para atuarem no mercado, tanto como músicos e professores de instrumento musical (Bateria e Percussão, Canto, Clarinete, Guitarra e Violão, Piano Popular Saxofone, Trombone, Trompete, Tuba e Flauta), como professores para a escola de ensino básico, espaços formais e informais de aprendizado de música.

A música como linguagem artística está presente nos diferentes segmentos da sociedade como parte de uma construção cultural viva. Ao longo dos anos, vem compondo a própria história das sociedades, conduzindo e (re)criando nossos costumes, crenças e valores – nossos modos de ser e de viver. Não é à toa que para a filosofia helenística, que marcou o pensamento musical ocidental, a música coordena juntamente com a aritmética, geometria e astronomia – a harmonia universal, sendo sua participação na formação humana integral, de irrefutável relevância.

No campo científico musical, através das suas subáreas, encontramos muitas pesquisas que tratam das funções sociais da música no comportamento humano, englobando aspectos como expressão sentimental, representação simbólica, integração social, validação dos rituais religiosos, entretenimento e, principalmente, a continuidade e estabilidade de uma determinada cultura.

Há mais de dez anos, trabalhamos incansavelmente através do nosso curso de Licenciatura em Música com a missão de formar professores de música para atuarem na Educação Básica e em instituições especializadas no ensino de música. Como resultado desse processo, formamos inúmeros profissionais que passaram a trabalhar nas redes municipais, estaduais e federais de ensino, além de espaços não formais, como também aqueles que hoje integram as bandas musicais militares e outros grupos musicais em todo o Brasil. Vale mencionar que nossos estudantes egressos também estão presentes em diversos programas de pós-graduação, alguns deles com o curso de mestrado em andamento e outros já concluídos.

Por fim, destacamos os nossos esforços no incentivo à produção científica, por meio dos Trabalhos de Conclusão de Curso e dos nossos grupos de pesquisa, como também na expansão dos programas que são oferecidos para toda a comunidade, através dos projetos de extensão e dos estágios curriculares.

Frente a esta exitosa trajetória de construção de conhecimentos e experiências, nos orgulhamos de poder contribuir para a transformação no cenário musical e educacional da nossa região, atuando sempre com ética, profissionalismo e respeito em todos os nossos espaços de atuação. Compreendemos que todas as pessoas devem ter o direito ao acesso à música e ao seu ensino, independente de classe social e área geográfica.

Seguiremos combatendo diuturnamente qualquer tipo de ataque que venha desqualificar a imagem e a importância do nosso curso de Licenciatura em Música para toda a comunidade.

Belo Jardim, 30 de junho de 2022.