IFPE Belo Jardim sedia o Jardim Digital, festival de Inovação e Tecnologia do Agreste

Evento acontece nos dias 23 e 24 de novembro

O IFPE Belo Jardim se prepara para receber o maior festival de inovação, tecnologia e marketing digital do Agreste de Pernambuco, o Jardim Digital, nos dias 23 e 24 de novembro. Com uma programação intensa com palestras, rodas de conversas, oficinas, hackathon, exposição de projetos, espaço de robótica, de game e exposição cultural, o Jardim Digital quer ser um catalisador do ambiente de inovação, de tecnologia, da economia criativa e do conhecimento acadêmico em efervescência em Belo Jardim e na região.

Com o conceito ‘O futuro no Agreste e o Agreste do futuro’, o Jardim Digital reunirá palestrantes com reconhecimento nacional e até internacional nas áreas de inovação, tecnologia e empreendedorismo como Silvio Meira, cientista-chefe da tds.company, professor extraordinário da Cesar School, um dos fundadores do Porto Digital; Pierre Lucena, presidente do Porto Digital; Fernando Mazzarolo, VP Direct to Consumer na Ambev(Zé Delivery); Caio Misticone, Gerente de Engajamento e Parcerias para América Latina da Netflix; Spartacus Pedrosa, Diretor Executivo do ITEMM; Francisco Dias, gerente geral de TI da Moura; Camila de Oliveira Boschini – Analista de Produtividade e Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Rosário Pompeia, diretora de operações da Lefil, e Arnaldo Xavier, CEO da Rota do Mar.

O coordenador do curso de Engenharia de Software do IFPE, João Almeida, um dos organizadores do evento junto com a Fundação Bitury, realizadora do festival, afirma que Belo Jardim precisava dessa vitrine de integração e divulgação para destacar a força do polo industrial do Agreste, que vem se consolidando na educação técnica e superior. O diretor de conteúdo do Jardim Digital, José Ferreira, afirma que o Agreste já está no futuro produzindo conhecimento, tecnologia, inovação e soluções nos centros acadêmicos e nas empresas. “O desafio é colocar o “futuro” no Agreste. Conectar esse ambiente com quem pensa e produz tecnologia e inovação em Pernambuco, no Brasil e no mundo”, afirmou entusiasmado.

Durante dois dias, o festival Jardim Digital trabalhará trilhas de conhecimento como tecnologia, empreendedorismo, comunicação e marketing, educação, dentro dos três eixos principais – inovação, negócios e marketing. Voltado para estudantes (secundaristas, ensino técnico e universitários), profissionais da economia criativa, empreendedores, startups, investidores e gestores públicos e privados, o Jardim Digital terá mais de 10 oficinas que serão ministradas pelo IFPE, UABJ-UFRPE, Sebrae, ABDI e Armazém da Criatividade. “O Jardim Digital trará uma visibilidade ao trabalho e ao conhecimento produzido no município, tanto no IFPE, como na UABJ-UFRPE e em outros centros, e vai integrar todo o Agreste”, destacou o diretor do IFPE Belo Jardim, Marcos Germano.

OFICINAS Inscreva-se Gratuitamente

Oficinas Sebrae

O diferencial das Startups – Você aprenderá a identificar oportunidades, gerar ideias inovadoras e ter uma mentalidade empreendedora.
Desmistifique o tema Inovação – Palestra leve e descontraída, demonstrando que as grandes inovações surgem com uma mudança radical no comportamento das pessoas.
Negócios inovadores – O que é uma startup? Por onde começar? Como criar um protótipo/ MVPO? Ao participar da palestra, os participantes terão a oportunidade de adquirir um amplo conjunto de habilidades e conhecimentos essenciais para o mundo das startups. Ao longo do evento, eles vão aprender a elaborar modelos de negócios sólidos, validar suas ideias de forma eficaz e desenvolver estratégias de crescimento inteligentes.

Oficinas UABJ- UFRPE

Maker de Robótica – Ministrada pelos professores André Barbosa e Henrique Patriota.
Explorando os Fundamentos da Camada Física em Redes Ethernet com Cabeamento Par-trançado – Professor Waldemar Neto
Administração do Tempo – Com o diretor da UABJ, o professor Luciano Galvão.

Oficinas Armazém da Criatividade

Design Thinking – Ministrada por Laís Queiroz, a oficina introduz os participantes nos processos fundamentais da abordagem de design centrada no usuário para construção de produtos/serviços.
Ideação – por Mirelly Guedes, tem como objetivo estimular a criatividade e o desenvolvimento de soluções inovadoras. Ela faz parte da programação do Hackathon e visa preparar os participantes para a fase de desenvolvimento de projetos, incentivando a geração de ideias que abordem os desafios propostos.

Oficina ABDI

*Inovação Aberta: Adopt or Die! *- ministrada por Lanna Dioum – Analista de Produtividade e Inovação da ABDI.

Oficina IFPE Belo Jardim

Interação humano-computador e Experiência do Usuário – Projetada para discutir a importância de IHC e UX considerando o impacto das tecnologias digitais de informação e comunicação no nosso cotidiano, apresentando diferentes visões da computação sobre a construção de sistemas interativos. Além de discutir a importância da multidisciplinaridade em IHC e UX e apresentar ferramentas que ajudam no dia a dia a desenvolver sistemas.
Desvendando o Docker – Vai oferecer aos participantes uma compreensão sólida de todos os aspectos essenciais do Docker, desde os conceitos básicos até as habilidades avançadas.
Desenho 2D e corte a laser – Com a ferramenta fusion360, os alunos vão aprender como fazer desenhos 2D e cortar a laser os desenhos. Da criação do esboço até a fabricação do objeto.