Alunas do técnico em Enfermagem participam de simpósio internacional

Foram apresentados trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus

Nove alunas do curso técnico em Enfermagem do IFPE Campus Belo Jardim participaram, entre os dias 30 de outubro e 1o de novembro, em Recife, do II Simpósio Internacional de Enfermagem e Educação em Saúde, promovido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na oportunidade, foram apresentados trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus.

Na área de extensão, as estudantes Larissa Santiago, Franciele da Silva e Yngrid de Oliveira apresentaram três resumos sobre o projeto “Primeiros socorros em pediatria: orientações para professores/cuidadores em creches públicas na cidade de Belo Jardim”, projeto este coordenado pelo professor Mirtson Aécio e orientado pelas professoras Mirella Alves e Sônia Garcia.

Já as alunas pesquisadoras Jussara Paz, Sybele Galindo, Renielly Santana, Ana Maria Lira, Monielly Cordeiro e Flaviane Torres apresentaram três resumos sobre o projeto “Prevenção da doença renal crônica com pacientes hipertensos e diabéticos no município de Belo Jardim”, pesquisa que está sendo coordenada pela professora Angélica de Godoy, com o apoio da orientação das docentes Sônia Garcia, Judicléia Marinho e Jaciele Belone.

Ambos os projetos são desenvolvidos com ajuda de bolsas de pesquisa e extensão, o que, segunda a professora Mirella Alves, afirma a relevância deste tipo de incentivo para a qualificação da formação profissional. “A participação de nossas estudantes em um evento científico deste porte é uma prova de como as bolsas de iniciação científica ajudam a promover talentosos pesquisadores e extensionistas, além de mostrar como as atividades desenvolvidas pelos bolsistas contribuem diretamente para a qualidade de vida da comunidade local”, explica a professora.