Estudantes do IFPE-Belo Jardim participam de palestra sobre Robótica

Evento também teve mesa redonda sobre tecnologia na educação e atividades práticas com robôs

O IFPE-Belo Jardim promoveu, na tarde desta quinta-feira (09), um evento sobre robótica dedicado aos alunos do Campus. O evento contou com uma palestra sobre Robótica Educacional ministrada por Samuel Mesquita, diretor da  Inset Solution, empresa que é especializada em educação tecnológica, e com uma mesa redonda sobre Tecnologia da Educação, composta pelo próprio Samuel Mesquita e por professores e técnicos do Campus ligados à área de informática e tecnologia.

A palestra trouxe a tona um dos grandes desafios para o nosso sistema educacional: a inserção de novas tecnologias no ambiente de sala de aula. Para Samuel, a robótica através de sua dinâmica educacional estimula a criatividade e a proatividade, transformando a aprendizagem em algo motivador. “Os problemas e desafios gerados pela prática da robótica ajudam os alunos a desenvolverem a capacidade de trabalhos em grupo, argumentação e tomada de decisão. A tecnologia como ferramenta de suporte precisa ser utilizada para interferir no ensino”, explica Samuel.

O palestrante também convidou alguns alunos da plateia para terem uma experiência prática com os robôs. Eduardo Samuel, aluno do curso Técnico em Agroindústria, foi um deles, e teve a oportunidade de exercer a sua primeira atividade na área de robótica. Segundo ele, foi uma experiência enriquecedora. “Esta atividade prática com robôs me incentivou a querer conhecer mais sobre a área de robótica, que é uma área interessante e vem crescendo bastante, abrindo ótimas oportunidades de emprego”, disse o discente.

A iniciativa também foi bastante elogiada pelos professores presentes. João Almeida, professor do curso Técnico em Informática para Internet, elogiou a qualidade do conteúdo exibido aos seus alunos pelo palestrante. “Muito interessante a proposta debatida aqui hoje. A tecnologia quando mal empregada também pode atrapalhar o aprendizado, mas a palestra trouxe uma reflexão bastante pedagógica sobre o assunto”, comentou o docente.