IFPE-Belo jardim promove música e literatura para crianças da rede pública

“Do canto ao conto” pretende incentivar a leitura através da música e atuações teatrais

Qual criança não gosta de história? E qual criança não gosta de música? Pois um projeto de extensão do IFPE Campus Belo Jardim decidiu juntar essas duas paixões infantis e levar até os estudantes do ensino público da cidade. O projeto “Do canto ao conto” tem como objetivo incentivar a leitura através da musicalização dos contos, dinamizando e interagindo com as crianças, que acabam se tornando parte atuante no ato de contar histórias.

Nesta quinta-feira (20) o projeto foi levado até os alunos da Escola Municipal Professora Risoleta Cavalcanti e da Escola Municipal José Valentim da Silva. Mais de 30 alunos entre cinco e oito anos tiveram a oportunidade de ouvir e participar de histórias que envolviam atores e instrumentos musicais. Enquanto as histórias eram contadas (e cantadas), as crianças tiveram a oportunidade do primeiro acesso a diversos instrumentos musicais, como o piano e o clarinete. Para a professora do 1o ano da Escola Risoleta cavalcanti, Célia Maria Araújo, a aula através da musicalidade foi um experiência muito rica para a sua turma. “A aula trouxe uma vivência belíssima para nosso alunos, eles ficaram encantados. Muitos deles nunca haviam pegado em um instrumento musical na vida”, comenta a professora.

A ação não encantou apenas as crianças, mas também os voluntários do projeto. A estudante do curso de Licenciatura em Música do IFPE, Adilma Andrade, disse que a experiência de cantar histórias para as crianças acabou sendo inesquecível para ela. “Muito bom ajudar a despertar nesses alunos tão jovens o gosto pela leitura e pela música. Quem sabe não estamos incentivando esses garotos e garotas a se tornarem músicos e escritores no futuro? Tenho certeza que este momento vai ficar marcado na vida deles, assim como ficou na nossa”, falou a estudante voluntária.

O projeto “Do canto ao conto” nasceu da ideia de unir o bom acervo de literatura infantil da Biblioteca ao talento musical do Campus Belo jardim, se tornando assim um multiplicador cultural para as crianças da região. Para o coordenador do projeto, Gustavo Alcântara, a tendência é que o projeto tome dimensões cada vez maiores. “No início eram três voluntários. Hoje, cinco voluntários participaram da apresentação e mais três acompanharam para participar nas próximas vezes. O projeto está crescendo e nosso objetivo é atingir no mínimo todas as escolas públicas de Belo jardim”, projeta o coordenador. A próxima aula do projeto será realizado em maio, em data a ser definida.

Confira fotos da aula especial.