Docentes do IFPE selecionadas para intercâmbio na Finlândia

Objetivo do Programa é promover o intercâmbio de professores em universidades finlandesas

Duas docentes do IFPE foram selecionadas para participar do Programa Professores para o Futuro III, iniciativa do Governo Federal que permite a capacitação de educadores brasileiros em universidades estrangeiras.
As docentes Rita Rovai, do Campus Cabo de Santo Agostinho; e Rosângela Melo, do Campus Belo Jardim, tiveram seus projetos aprovados e passarão, de abril a junho deste ano, uma temporada na Finlândia conhecendo a experiência educacional daquele país, o qual possui um reconhecido e inovador modelo pedagógico integrado ao ensino profissional e tecnológico, bem como uma estreita aproximação com o setor produtivo.

OS PROJETOS – O projeto da professora Rita Rovai, intitulado “Mão na Massa: discentes do IFPE – Campus Cabo de Santo Agostinho e moradoras do Distrito de Mercês – Empreender é o momento”, tem como objetivo principal empoderar mulheres dessa comunidade valorizando suas práticas e possibilitando uma renda extra para as mesmas.
Sobre a expectativa em participar do programa, Rovai considera ser uma oportunidade única e que agregará novos conhecimentos. “Terei contato com um grupo de acadêmicos de alto nível, irei aprender técnicas e teorias novas relacionadas ao Ensino/Aprendizagem e trocar experiências com docentes de outros institutos federais, além de conhecer uma cultura totalmente diferente da nossa”, vislumbrou.

Já a professora Rosângela explicou que seu projeto se baseia nas ferramentas educacionais a serem apreendidas durante sua participação no programa. “Meu objetivo é trazer essas ferramentas e depois apresentá-las para um grupo de professores não só do curso de Informática, mas para todo o campus, para que possamos tentar melhorar o ensino e a aprendizagem da nossa área ou de outras ciências”, afirmou.

Após retornarem do intercâmbio, as docentes terão mais um período para colocarem em prática seus projetos nos campi. O programa ainda prevê que seja dado um retorno sobre os resultados obtidos à instituição finlandesa que as receberam.