Estudantes do Castainho visitam campus

A visita integra as ações do projeto de extensão Levando o Campus Garanhuns às comunidades

A tarde desta terça-feira (20) foi dedicada aos estudantes da escola Virgília Garcia Bessa, da comunidade quilombola do Castainho, em Garanhuns. Cerca de 50 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do IFPE, participar de atividades práticas nos laboratórios, além de ter informações sobre projetos e programas ofertados pela instituição.

A ação é parte integrante do projeto de extensão Política de cotas: levando o Campus Garanhuns às comunidades, coordenado pela servidora e chefe da divisão de extensão do campus, Edvania Kehrle, que objetiva apresentar o IFPE aos estudantes e familiares das comunidades quilombolas localizadas no município de Garanhuns, visando ampliar o acesso destes estudantes ao IFPE.

A coordenadora do projeto defende que o objetivo vai muito além de repassar informações sobre a instituição. “Ao elaborar o projeto pensamos na garantia de direitos, direito a uma educação pública, gratuita e de qualidade, com professores qualificados e uma estrutura que de fato propicie o desenvolvimento do aluno. Sem contar que o vestibular do IFPE prevê cotas raciais, mas que por falta de informação o público-alvo não é atingido”, explica.

A estudante do 8º ano, Xaiane Izídio Mendes, se mostrou surpresa com a estrutura e diz pensar fazer o vestibular ano que vem. “Achei a visita muito legal porque sabia do IFPE, mas não imaginava como era. Gostei muito dos laboratórios de Informática e Meio Ambiente”, diz.

Já Lucimara Góes Pereira, está no 9º ano e afirma que fará o Vestibular IFPE 2017. “O IFPE é muito legal, gostei muito daqui e espero fazer a prova e ser aprovada para estudar aqui, apesar de ter visto que o nível é bem elevado, mas é uma oportunidade para a gente. Quero fazer Informática”, afirma.

PROJETO – O projeto Política de cotas: levando o Campus Garanhuns às comunidades é um dos 11 projetos do campus aprovados no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), de 2016. Além da coordenadora, Edvania Kehrle, a equipe é composta pelas bolsistas Karen Gabrielly Andrade de Araújo e Thayná Barros Gouveia e pelas colaboradoras Joyce Guerra, Josefa Constantino e Halda Simões.

Confira a cobertura fotográfica completa aqui