Campus oferta minicurso de sabão ecológico para crianças

Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental aprenderam sobre o descarte adequado e reúso de óleo de cozinha para cuidar do meio ambiente

O Campus Garanhuns recebeu, nesta quinta-feira (15), a visita dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Joana D’Arc, de Garanhuns. Os alunos participaram do minicurso de extensão Promovendo a educação ambiental com reciclagem de óleo através da fabricação de sabão ecológico.

Ao longo da manhã eles participaram de uma sessão de cinema que contou com a exibição da animação “Um plano para salvar o planeta”, da Turma da Mônica, puderam produzir sabão ecológico com óleo de cozinha coletado previamente nas casas dos estudantes e encerram as atividades da manhã com um jogo de perguntas e respostas

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, professora Maria Júlia, a ação do IFPE veio para somar às ações do projeto “Fontes renováveis – Cuidando do Meio Ambiente”, desenvolvido na escola. “Agradecemos imensamente ao IFPE por contribuir com as ações de nosso projeto, levando as monitoras à escola para repassar os conhecimentos teóricos e nos trazendo até aqui para trabalhar o lúdico e as práticas de laboratório. Os resultados deste minicurso serão apresentados no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, durante a apresentação pública dos projetos ambientais. Estamos muito gratas”, avalia.

Mariana Pinheiro, técnica do laboratório de química e proponente do minicurso explica o objetivo da proposta. “A intenção é promover a educação ambiental, conscientizando os alunos para os problemas recorrentes do descarte inadequado de óleo de cozinha. Pensamos em várias atividades práticas e lúdicas para apresentá-los a forma de descarte adequado e fazer deles multiplicadores destas informações em suas casas”, explica.

Kauã Vinícius, aluno de 9 anos que esteve no IFPE pela primeira vez diz que gostou bastante da atividade. “Foi bem legal fazer experiências. Eu adoro o ambiente de laboratório. Penso em estudar aqui”.

Já Lauane Rodrigues, de mesma idade, já concheia o IFPE, onde havia visitado em outras atividades da escola, tem a convicção de querer ser aluna do IFPE no futuro e também se identificou bastante com as atividades de laboratório. “Achei super legal fazer sabão. Estar em um laboratório é muito divertido. Quero estudar no IFPE porque tem várias coisas legais”, conjectura.

MINICURSO – A proposta é que o minicurso possa virar em 2017 um projeto de extensão e leve os conhecimentos sobre descarte adequado e reúso de óleo de cozinha para as escolas públicas e privadas de Garanhuns. Participaram ainda da atividade as monitoras Anne Gabrielly, Érika Correia.

Laura Sassana, Lighia Francyane, Maria Beatriz, Quitéria Francisca, Thainá Lourenço de Azevedo, todas estudantes do curso técnico em Meio Ambiente, nas modalidades Integrado e Subsequente ao Ensino Médio e a docente colaboradora, Rafaela Dias.

Confira a cobertura fotográfica completa aqui.