Emoção marca solenidade de lançamento de publicação escrita por estudantes

Lançamento da antologia “E se… Crônicas de possibilidades” contou com a presença dos jovens escritores, servidores, gestores, pais e familiares

“Esta publicação é resultado não apenas dos esforços dos estudantes e de minhas cobranças exaustivas por um texto de qualidade, mas do apoio de vocês, pais, que agora podem ver seus filhos publicando já nos primeiros anos do Ensino Médio produções literárias de altíssima qualidade”.

Foi com este depoimento que o docente e orientador da produção literária “E se… Crônicas de possibilidades”, André Padilha, abriu a solenidade de lançamento da publicação fruto das produções textuais de seus alunos, realizada na última sexta-feira (15), no miniauditório do Campus Garanhuns.

A emoção marcou os discursos da mesa de honra e dos pais que puderam relatar orgulho e satisfação em seus depoimentos ao ver seus filhos apresentando para a comunidade acadêmica uma publicação totalmente escrita por estudantes.

José Ferreira da Silva, pai da escritora Larissa Juliana, relatou o que acreditava ser os sentimentos dos pais presentes na solenidade. “Acredito que o sentimento de orgulho que me toma não é só meu, mas de todos os pais que estão aqui. Estou bastante emocionado e orgulhoso com o livro, com os depoimentos e por ver minha filha fazendo parte desse grupo”, diz.

Em sua fala o diretor-geral do Campus Garanhuns, José Carlos de Sá Junior, destacou a iniciativa do docente em buscar formas criativas de estimular os estudantes e, também, os pais pelo apoio dado aos discentes. “Parabenizo ao professor por sair do lugar-comum e instigar seus alunos a pensar, pesquisar e driblar as facilidades de acesso a conteúdos prontos disponíveis na Internet. O resultado é uma publicação que muito nos orgulha. Aproveito para também parabenizar aos pais, pois em cada trabalho desse tem a participação de vocês que buscam sempre estimular seus filhos”, avalia.

Entre os estudantes e jovens escritores o sentimento era de dever cumprido diante de um grande desafio. “Tive que aprender a escrever e como aprendi com esse processo de vai e volta dos textos para correção! Pesquisei muito, muito mesmo. A primeira versão do texto levei sete horas direto na frente do computador, uma escrita difícil, pois são possibilidades que não existem de verdade, mas consegui redigir minha crônica e modéstia à parte ficou muito boa. Isto não é apenas mais um trabalho de uma disciplina é uma conquista para mim, para os colegas e para o campus Garanhuns.”, avalia Ester Vieira.

Já Maria Eduarda de Oliveira, também escolhida entre os escritores para representar o grupo na mesa de honra da solenidade, destacou os desafios de se trabalhar um gênero literário desconhecido por eles até então. “Crônica? Que professor no Ensino Médio nos pede uma crônica? Eu esperava aquela redação padrão com introdução, desenvolvimento e conclusão em cinco parágrafos e pensando: vou arrasar! Mas daí o professor fez diferente e com isso aprendemos sobre um gênero textual novo para mim, a crônica, e foi muito gratificante apesar do trabalhão que tive.”, explana.

A solenidade contou ainda com a presença do diretor de Ensino do Campus Garanhuns, José Roberto Amaral, e chegou ao fim com uma sessão de autógrafos dos jovens escritores.

A publicação está disponível para leitura e consulta na Biblioteca Luiz Gonzaga, localizada no bloco C, do Campus Garanhuns.

Clique aqui e confira cobertura fotográfica completa da solenidade.