Abertura da SNCT e SEMAC com música e conhecimento

Eventos tiveram início na manhã desta quinta (26) e contaram com a presença de estudantes, servidores e gestores

Pesquisa e inovação aliada às manifestações artísticas e culturais. Com esse mote de integração foi aberta na manhã desta quinta-feira (26), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a Semana de Arte e Cultura (SEMAC) do IFPE Campus Garanhuns.

Na cerimônia de abertura, o Coral do campus, formado por estudantes, servidores e público externo, regido pelo professor de artes e músico, Osman Júnior, apresentou algumas composições de mestres da música brasileira para a comunidade acadêmica presente à solenidade.

O diretor-geral do Campus Garanhuns, José Carlos de Sá Júnior; o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, ASC_2928.JPGMário Monteiro, representando a Reitoria do Instituto, além dos gestores locais, Edvânia Kehrle, da Divisão de Extensão (DIEX); Eugênio Saraiva, da Divisão de Pesquisa (DPESQ); e Rafaela Dias, da Direção de Ensino (DEN), compuseram a mesa de abertura.

Para José Carlos, o campus mantém a tradição de ofertar atividades relacionadas à SNCT, mas dessa vez de forma integrada à SEMAC como forma de fortalecer o processo educativo. “ A gente trabalha ciência, tecnologia, arte e cultura. Dessa forma, vejo uma dimensão maior porque a arte e a cultura também estão muito ligadas à educação”, explicou.

Ainda de acordo com o gestor, uma Semana Nacional de Ciência e Tecnologia não poderia, de fato, passar em branco numa instituição que tem Ciência e Tecnologia em seu nome. Ele frisou que a criação e interiorização dos institutos federais vem no sentido de levar perspectivas de mudanças de vida não só para as grandes capitais mas também para o interior do país, sobretudo, através da C&T. “Não existe país soberano, livre, independente, realmente desenvolvido sem desenvolvimento próprio de Ciência e Tecnologia”, destacou.

ASC_2933.JPGPegando um gancho na matemática, que é a temática da SNCT, o pró-reitor Mário Monteiro ressaltou que essa ciência está presente em tudo ao nosso redor e traz muitos benefícios. “Se não fosse a matemática poucas coisas dentro da tecnologia que a gente tem hoje existiriam da forma como elas são”, afirmou.

Em sua fala, Monteiro também fez uma reflexão sobre as perspectivas da educação em nosso país. “A gente precisa trazer para a sociedade a importância da formação integral. Vamos defender nossa instituição, defender as semanas nacionais de Ciência e Tecnologia para que elas não morram, para que resistam e para que tenham recursos”, pontuou.

=> Confira:

Folder