Exposições na pauta do segundo dia da SNCT

Oficinas e sarau poético fecharam a programação do dia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a Semana de Arte e Cultura (SEMAC) do IFPE Campus Garanhuns tiveram continuidade nesta sexta-feira (27). Durante a manhã, a programação contou com palestra e exposições de trabalhos que foram apresentados no corredor do Bloco de Administração, promovendo muita interação e troca de conhecimentos entre estudantes dos cursos Técnicos Integrados em Meio Ambiente, Eletroeletrônica e Informática.

“Como fazer Pesquisa e Extensão no IFPE?” foi o tema da palestra ministrada pelo chefe da Divisão de Pesquisa (DPESQ), Eugênio Saraiva; e pela responsável pela Divisão de Extensão do campus (DIEX), Edvânia Kehrle. Na apresentação, que aconteceu no auditório, os palestrantes abordaram mudanças, normas e exigências para participação em programas de Extensão e de incentivo à Pesquisa dentro do Instituto.

Exposições – Através de uma proposta interdisciplinar, estudantes de vários cursos tiveram a oportunidade de expor ASC_3563.jpgtrabalhos desenvolvidos nas aulas da disciplina de Educação Física, utilizando conhecimentos de disciplinas específicas de seus cursos.

A “feira de conhecimentos” garantiu aprendizado com muita diversão e integração entre as equipes e a possibilidade de agregar conhecimento de outras áreas na formação dos alunos. Foi o caso do trabalho do grupo de Ana Cecília, estudante do 1º ano do Integrado em Meio Ambiente. Ela explicou que em sua turma tem uma estudante com deficiência visual e que a ideia do professor de Educação Física, João Santos, foi que todos desenvolvessem um jogo, do tipo ludo ou trilha, que não fosse tão comum, mas que estimulasse a percepção sensorial de todos para garantir a inclusão no aprendizado coletivo. “Usamos na confecção dos jogos que eram sobre algum assunto de Educação Ambiental sementes, fitas e outros materiais sensoriais para que nossa colega cega pudesse interagir melhor e nós também com ela”, afirmou Cecília.

Os estudantes aprovaram a inciativa, em especial Milayne Panta, a discente com deficiência visual, que diz estar muito contente por encontrar no IFPE docentes que estimulam a inclusão de pessoas com deficiência. “Infelizmente aí fora não se tem a consciência para fazer coisas acessíveis para todos. Com essa ação, não só eu aprendo mas meus amigos de sala de aula também. Se lá na frente eles encontrarem uma pessoa com deficiência vão saber como lidar”, avaliou Milayne.

A programação dos eventos também foi composta pela Olimpíada Garanhuense de Informática (OGI), fechando as atividades da manhã.

IMG-20171027-WA0053.jpgOficinas e Sarau – Na parte da tarde, as oficinas “Desenho à mão livre” (Ricardo Gomes), “Técnica Vocal” (Katarina Lourenço), “Matemática dos sistemas eleitorais” (João Marcelo), “Gênero e Sexualidade” (Ines Melo), “A matemática no poker” (José Roberto) movimentaram o campus.

A programação do segundo dia da SNCT e SEMAC foi finalizada no turno da noite com apresentação do Grupo de Chorinho do IFPE, Sarau poético e a divulgação e recital dos poemas vencedores do concurso de poesia.

IMG_0018.jpg IMG_0091.jpg IMG_0159.jpg