Notícias
Pesquisadores do campus têm participação expressiva no XIII Conic
Ao todo, 14 trabalhos foram apresentados, vinculados aos programas Pibic, Pibiti e BIA
De 21 a 24 de agosto os estudantes bolsistas dos programas de Iniciação Científica (Pibic), Desenvolvimento Tecnológico (Pibit) e Incentivo Acadêmico (BIA) do Campus Garanhuns participaram da 13ª edição do Congresso de Iniciação Científica do IFPE (Conic). O evento realizado no Campus Recife, teve como objetivo celebrar o crescimento e a importância da pesquisa no Instituto e contou com a presença de 14 bolsistas do Campus Garanhuns, que apresentaram os resultados de suas pesquisas.
De acordo com a estudante Inês Alessandra de Melo, estudante do 4º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente a experiência m participar do Conic foi enriquecedora para o desenvolvimento da pesquisa. “Participar deste evento foi essencial, pois trouxe novas perspectivas para o projeto, além de auxiliar com novas abordagens e métodos úteis, e uma nova investigação do objeto de estudo. Além de trazer uma experiência enriquecedora como pesquisadora.”, declarou.
Kássio Vinícius da Silva, estudante do curso superior de Engenharia Elétrica, falou sobre o que representou a participação dele no evento. “Um momento oportuno e enriquecedor, pois além de repassar todo conhecimento adquirido ao longo do desenvolvimento da pesquisa, tive o privilégio de aprender mais com a colaboração dos avaliadores do meu trabalho.”
Para o chefe da Divisão de Pesquisa do IFPE Garanhuns, professor João Paulo Aragão, a diversidade de trabalhos apresentados pelos estudantes do campus mostra a potencialidade da pesquisa no campus. “Um ponto relevante de nossa participação é que os estudantes tiveram a oportunidade de reunir contribuições para a continuidade de sua trajetória científica. Outra característica a ser destacada, foi a diversidade de temas esmiuçados nas apresentações e a potencialidade do Campus Garanhuns para amplificar o impacto da pesquisa em sua comunidade.”, concluiu.
Conheça os pesquisadores, os títulos apresentados e orientadores:
INÊS ALESSANDRA ALVES DE MELO |
Investigando a Resiliência da Comunidade de Caluête |
Edinéa Alcântara Barros e Silva |
JENNIFER DE ANDRADE MARQUES |
Investigando a Resiliência da Comunidade de Tigre, Garanhuns – PE |
Edinéa Alcântara Barros e Silva |
IVSON LEON RODRIGUES FERREIRA |
Investigando a Resiliência da Comunidade de Estivas |
Edinéa Alcântara Barros e Silva |
ISABELLE MÊLANIE OLIVEIRA SILVA |
Investigando a Resiliência da Comunidade Quilombola de Estrela |
Edinéa Alcântara Barros e Silva |
AURISANDRO TEIXEIRA DE LIMA JÚNIOR |
Avaliação do Impacto da Baixa Tensão Alternada no Processo de Tratamento de Esgoto Doméstico via Eletrofloculação |
Gerônimo Barbosa Alexandre |
FELIPE ROQUE DE ALBUQUERUQE MELO |
Construção do pêndulo invertido e estudos aplicados |
Raphael de Medeiros Souto Maior Baltar |
DINILTON PESSOA DE ALBUQUERQUE NETO |
Instalação e estudos sobre sistemas fotovoltaicos de bombeamento de água |
Raphael de Medeiros Souto Maior Baltar |
MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA SALES |
Automação e Controle de um Sistema Eólico Isolado em Escala Laboratorial |
Gerônimo Barbosa Alexandre |
EDUARDO FELIPE LAURINDO VIEIRA |
Cálculo do Balanço de Energético no aquecedor solar e estudo de viabilidade técnica e econômica |
Pedro Henrique Campello Santos |
HEVYLLA DE NORONHA SOUSA |
Monitoramento dos dados climáticos e variáveis do processo de aquecimento da água utilizando Aquecedor Solar de Baixo Custo |
Pedro Henrique Campello Santos |
MARCUS VINÍCIUS FERNANDES FLORENTINO |
Construção de Aquecedor Solar de Baixo Custo |
Pedro Henrique Campello Santos |
JOÃO HENRIQUE DE ARAÚJO RODRIGUES |
Desenvolvimento de Situações-Problema e Construção de Cenários de Aprendizagem para o Estudo de Circuitos Elétricos |
Wilker Victor da Silva Azavêdo |
VITÓRIA EDUARDA TEODORO RAFAEL |
Modelagem Conceitual e Mapeamento de Concepções Alternativas (Misconceptions) de Estudantes sobre Circuitos Elétricos |
Wilker Victor da Silva Azavêdo |
KÁSSIO VINÍCIUS DA SILVA |
Analisando Tecnologias Educacionais Aplicadas no Ensino de Circuitos Elétricos |
José Carlos de Sá Júnior |