Novos alunos e familiares participam da Integração Acadêmica

Os dias 28, 29 e 30 de janeiro foram destinados à recepção dos ingressantes em 2019 e dos seus responsáveis, iniciando a relação família-escola

Para a grande maioria dos alunos que chegam ao IFPE e para seus responsáveis, o funcionamento da instituição é algo novo, desconhecido e que gera muitas dúvidas. Pensando em amenizar as dificuldades dos estudantes e de seus familiares, a Direção-geral (DG) e a Diretoria de Ensino (DEN) prepararam para este ano um novo formato de integração acadêmica, envolvendo repasse de informações gerais para pais e estudantes, com momentos específicos para cada curso, e contou com o apoio dos veteranos e do Grêmio Rosto Democrático Estudantil para guiar a visita dos novatos às salas de aula e laboratórios.

De acordo com Valquíria Claudino Pereira, mãe da egressa Beatriz Braga e da nova aluna do curso Técnico em Informática, na modalidade Integrado, Sofia Pereira Braga, os sentimentos são de satisfação e gratidão ao IFPE. “Estou muito satisfeita e grata ao IFPE por tudo que fez pela Beatriz e eu espero que Sofia também saiba aproveitar todos os recursos que o IF pode oferecer. Trago agora mais uma filha e espero que ela tenha o mesmo desempenho. Sofia passou em outras seleções, mas a nossa ansiedade era de que ela também fosse aprovada aqui”, relata.

Valquíria ainda ressaltou que Sofia é bicampeã mirim garanhuense de xadrez e o fato do Campus Garanhuns possuir um Clube de Xadrez foi mais um incentivo para a estudante fazer a prova do Vestibular IFPE 2019. “Ela ficou feliz por isso também, e pensa em fazer parte do clube e aproveitar mais esta oportunidade”.

Sofia, por sua vez, relatou se interessar bastante pelas ciências exatas e buscará no IFPE uma boa preparação. “Espero um ensino de maior qualidade e uma assistência melhor para o futuro e para a preparação para uma universidade. Mesmo sabendo que o IFPE é muito difícil, nunca pensei na possibilidade de desistir, sempre vai ser um pouco mais difícil, mas indo sempre um degrau atrás do outro e com dedicação conseguirei superar as dificuldades”, avalia.

Segundo o diretor-geral do Campus Garanhuns, José Carlos de Sá Junior, este novo formato de integração acadêmica proporcionou um contato mais próximo com os pais.“Pudemos avaliar que este formato permitiu uma proximidade bem maior com os pais e os novos estudantes, além de permitir que o repasse de informações fosse bem mais específico, com detalhes de cada curso. Demandou bem mais energia, mas ficamos satisfeitos com os resultados”.