Professor Roberto Amaral é nomeado diretor-geral do Campus Garanhuns

Amaral assume a direção-geral durante o quadriênio 2020-2024

Maio chegou e com ele o início da nova gestão do Campus Garanhuns.  Eleito em novembro de 2019, com 61,62% dos votos válidos, em pleito que reuniu administrativos, docentes e estudantes, o professor Roberto Amaral tomou posse na reunião do colégio de dirigentes, realizada de forma remota, na última quarta-feira (6). Amaral, como é conhecido pela comunidade acadêmica, assume o cargo de Diretor-geral do campus, para o quadriênio 2020-2024.

Roberto Amaral foi Diretor de Ensino do Campus Garanhuns por quatro anos, na gestão do professor José Carlos de Sá. À frente da diretoria, acompanhou e contribuiu para a criação dos dois cursos superiores do Campus: o Bacharelado em Engenharia Elétrica e o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; participou do planejamento e da execução da contratação de docentes, além de seus esforços para conduzir as políticas institucionais prezando pela transparência, diálogo e eficiência.

Para Amaral, sua participação na gestão, como Diretor de Ensino, trouxe importantes aprendizados, além da possibilidade de aproximação com todos os setores e, consequentemente, com os servidores e estudantes do Campus Garanhuns.

“Ter atuado por quatro anos à frente da Diretoria de Ensino me deu uma boa experiência no gerenciamento de diversos processos da instituição, além de gerir pessoas e conflitos. À frente da DG, a expectativa é que possamos cada vez mais aperfeiçoar os processos que já vem dando certo, cuidar das lacunas ainda existentes, buscando sempre cuidar das pessoas que compõem a comunidade acadêmica. Isso, claro, contando com o apoio e dedicação de toda uma rede colaborativa em prol do IFPE Campus Garanhuns”.

Perfil – Roberto Amaral é ex-aluno do IFPE Campus Recife (à época em fase de transição da ETFPE para o CEFET/PE), aprendeu desde cedo a reconhecer e valorizar as instituições que ofertam educação pública, gratuita e de qualidade. Naquela instituição, concluiu o Ensino Médio (2000) e o Curso Técnico em Turismo, em 2002. No mesmo ano, iniciou a Licenciatura em Matemática na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com conclusão em 2007. Foi também na ‘Rural’ que cursou o Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT, obtendo o título de mestre em 2014.

Iniciou suas atividades como docente em 2005, atuando em escolas particulares e públicas, ensinando a Matemática do 6o ano do Fundamental ao 3o do Ensino Médio. Em 10 de outubro de 2014, com uma experiência de quase nove anos nadocência, entrou para o quadro de docentes do IFPE, sendo lotado no Campus Garanhuns. De lá pra cá, tem atuado em cursos superiores, técnicos integrados e subsequentes, e, desde 2017, atua no Bacharelado em Engenharia Elétrica. Ficou à frente da DEN de 2016 a 2020.