Estudantes de Engenharia Elétrica aprovam trabalhos em eventos internacionais

Alunos do 5º período aprovaram comunicações orais em eventos científicos de respaldo mundial na área

Vitória Borges Santana e Wesley Matheus Araújo Silva, ambos do 5º período do bacharelado em Engenharia Elétrica do IFPE Garanhuns, tiveram duas comunicações orais aceitas em eventos científicos internacionais. Os Trabalhos foram avaliados por bancas externas como satisfatórios para apresentação na modalidade comunicação oral.

O trabalho intitulado Supervision of physical, chemical and electric variables in milk refrigeration, foi aceito na 5ᵗʰ International Symposium on Instrumentation System, Circuits and Transducers / 20ᵗʰ Microelectronics Students Forum dentro do Chip in the Fields, evento unificado promovido pelas Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) e Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

>> Confira a página do Chip in the Fields

Já o trabalho intitulado Didactic milk quality meter refrigerated by the small rural producer foi aceito na 6ᵗʰ IEEE International Energy Conference (EnergyCon). A EnergyCon 2020 é organizada pelas Seções IEEE Região 8 – Tunísia e IEEE Africa Council, o evento é patrocinado por IEEE Power and Energy Society, IEEE Industry Applications Society, IEEE Power Electronics Society e IEEE Industrial Electronics Society.

>> Confira a página da EnergyCon 2020

Os anais do EnergyCon 2020 serão publicados na Biblioteca Digital do IEEE (IEEE Xplore)

Conheça os trabalhos – Os extensionistas Vitória Borges Santana e Wesley Matheus Araújo Silva terão a oportunidade de apresentar o medidor da qualidade do leite (produto fruto da pesquisa) em funcionamento para a comunidade internacional e em idioma inglês por meio de videoconferência.

Wesley relata que a aprovação trouxe um sentimento de muita alegria e satisfação para toda equipe do projeto. “Esse reconhecimento da comunidade científica internacional reforça ainda mais a importância do trabalho desenvolvido aqui no campus. É incrível poder fazer parte dessa família que foi criada através do PIBEX. Posso afirmar a importância desse projeto na minha vida profissional e pessoal, por meio dele, tenho uma noção do que devo esperar do mercado de trabalho e toda responsabilidade que teremos como engenheiros no futuro. Gostaria de agradecer todo suporte e cobranças dos professores orientadores e a minha família pelo apoio para enfrentar os problemas que surgiram e surgem ao longo do projeto”, avalia.

Para o prof. Manoel Cordeiro Neto a satisfação em desenvolver o projeto é enorme, por atrelar desenvolvimento tecnológico e social para a região. “O convívio com seminário nordestino é uma realidade e que para conseguirmos um mercado competitivo precisamos de tecnologia para produzir mais por um menor preço. Investir em qualidade do leite, e conseguir aumentar o preço de venda do mesmo, aumentando o lucro do pequeno produtor. E nosso IFPE Campus Garanhuns vem se tornando referência no Agreste Meridional Pernambucano”, analisa.

O produto – O medidor inteligente desenvolvido monitora a qualidade do leite em tanques de refrigeração, mensurando: temperatura, volume do tanque, pH e a energia elétrica consumida. Os dados medidos são disponibilizados para o cliente por meio de um canal na internet e/ou por um aplicativo mobile confeccionado para dispositivos móveis

Os artigos trazem os resultados experimentais do trabalho de extensão conduzido pelos professores Esp. Manoel Alves Cordeiro Neto e MSc. Geronimo Barbosa Alexandre. Os resultados podem ser visualizados remotamente nos canais web confeccionados nos seguintes links: (variáveis elétricas)  https://thingspeak.com/channels/1093868 e (variáveis físico-químicas) https://thingspeak.com/channels/783372.