Matriz Curricular
A estrutura curricular do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Intercultural Indígena-Quilombola Antirracista do IFPE – Campus Garanhuns está composta por 12 componentes curriculares, com o objetivo de formar os educadores interculturais na perspectiva crítica decolonial e antirracista, e pela etapa do Trabalho de Conclusão de Curso, conforme a Resolução CNE/CES nº 1, de 2018. Apresentamos a seguir a matriz curricular do curso, distribuída por módulos de acordo com a abordagem dos conteúdos e apresentando a carga horária total de cada componente curricular, com especificações do Tempo Escola e do Tempo Comunidade, conforme a característica do componente. A temporalidade dos módulos não está restrita ao semestre, pois a vivência dos componentes curriculares está planejada dentro do período de 12 meses destinado a esta etapa da pós-graduação.
COMPONENTE CURRICULAR |
CH TOTAL |
CH ESCOLA |
CH COMUNIDADE |
MÓDULO |
Saberes Indígenas e Quilombolas e Decolonialidade |
36 |
24 |
12 |
Módulo I (120h) |
Vivências Interculturais e Saberes Tradicionais |
36 |
24 |
12 |
|
Estado, Populações Tradicionais e Territorialidade |
24 |
12 |
12 |
|
Interseccionalidade, Classe, Gênero e Raça |
24 |
12 |
12 |
|
SUBTOTAL CH |
120 |
72 |
48 |
|
Identidade Docente e Educação Antirracista |
36 |
24 |
12 |
Módulo II (156h) |
Metodologias de Pesquisa e Elaboração de Projetos na Educação Intercultural |
36 |
36 |
— |
|
Educação Indígena e Quilombola em uma Gestão Escolar Decolonial |
24 |
12 |
12 |
|
Projeto Político-Pedagógico Intercultural |
24 |
12 |
12 |
|
Currículo Intercultural |
36 |
24 |
12 |
|
SUBTOTAL CH |
156 |
108 |
48 |
|
Infância, Juventude, Identidade e Educação Antirracista |
36 |
24 |
12 |
Módulo III (84h) |
Bem Viver, Cosmovisões e Ancestralidade |
24 |
12 |
12 |
|
Arte e Identidade |
24 |
12 |
12 |
|
SUBTOTAL CH |
84 |
48 |
36 |
|
TOTAL DOS MÓDULOS CH |
360 |
228 |
132 |
|
Trabalho de Conclusão de Curso |
90 |
90 |
— |
TCC |
TOTAL CH |
450 |
318 |
132 |