Especialização intercultural do IFPE realiza formação docente em Território Pankararu

Curso terá início dia 30/09 em Comunidade do Angico em Bom Conselho

De 15 e 17 de setembro, o Território Indígena Pankararu, localizado no Sertão de Pernambuco, sediou o primeiro Encontro Pedagógico do Curso de Especialização em Educação Intercultural, Indígena-Quilombola Antirracista, coordenado pelo prof. Ciro Linhares.

A articulação local do encontro de formação docente, que possibilitou a imersão pedagógica e afetiva dos profissionais que atuarão na pós, teve a liderança de Gean Pankararu, que permitiu a inserção do IFPE no território indígena e cotidiano da comunidade. Esta ação amplia as possibilidades de parcerias entre o IFPE e as comunidades indígenas e quilombolas, além de contribuir para que a instituição ultrapasse os limites físicos de atuação e cumpra com mais integralidade seu propósito ético-social antirracista e de desenvolvimento social.

O encontro pedagógico contou com uma programação diversa, com temas e vivências em torno da Arte e Identidade Cultural Indígena, Cosmovisões e Bem Viver, Educação Escolar quilombola e indígena e Pedagogia da Alternância.

Destaca-se a participação de diferentes convidados e lideranças, dentre eles, Gean Pankararu, Edvania Kehrle (Funai), Nidinho, Elisa Pankararu, Romero Antônio e os/as docentes e demais integrantes do curso que atuarão no desenvolvimento das atividades ao longo do curso. Também participaram da formação professores/as das escolas do Território Indígenas Pankararu, ampliando a integração de saberes durante a formação.

De acordo com o Coordenador do Curso, Ciro Linhares, “A pós-graduação é uma construção coletiva do IFPE com os povos originários e quilombolas do Estado de Pernambuco. O encontro trouxe a possibilidade de integração entre os/as docentes, convidados/as e o povo Pankararu a partir de inúmeras vivências pautadas na ancestralidade, conexões possíveis com o território e práticas de Bem Viver que compõem os princípios de ação da pós-graduação. Agradecemos em especial a AIÓ CONEXÕES e ALGUIDAR COMIDA AFETIVA pela acolhida no território, cuidado com os/as docentes e pela promoção de experiências de reencantamento do mundo.”, destaca Linhares.

Para Márcia do Angico, representante da Comissão de Comunidades Quilombolas de Pernambuco: “o Encontro Pedagógico nos deu a certeza de que vamos realizar um belíssimo trabalho. Não tenho palavras para descrever esse momento. Agradecemos o carinho especial e dedicação de toda equipe do IFPE que irão proporcionar o fortalecimento de nossos territórios”.

A Aula Inaugural do curso está prevista para ocorrer no próximo dia 30 de setembro na comunidade quilombola do Angico, localizada no município de Bom Conselho (PE).