SNCT&SEMAC dão show de inovação para atrair público em 2020

Eventos foram marcados pela necessidade da resistência e da criatividade em tempos de pandemia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) & Semana de Arte e Cultura (Semac) do IFPE Campus Garanhuns 2020 deixa sua contribuição para a popularização, celebração e valorização da ciência, tecnologia, arte e cultura, em um período marcado pela necessidade da resistência e da criatividade de quem trabalha com a educação pública.

Para o presidente da comissão organizadora da SNCT&SEMAC 2020, professor João Paulo de Vasconcelos Aragão o momento é de gratidão. “Nós que fizemos a comissão organizadora em 2020 agradecemos, reiteradamente, a participação e contribuição de estudantes, técnicos, docentes, terceirizados e comunidade externa ao Campus Garanhuns por tornarem esse momento possível, significativo e representante do nosso ímpeto e esperança.”

A SNCT & Semac 2020 ocorreu de 22 a 24 de outubro. O evento, totalmente virtual, em decorrência da pandemia da Covid-19, teve em sua programação palestrantes do Campus Garanhuns e de outras instituições, além de estudantes, que apresentaram seus trabalhos. O estudante do Bacharelado em Engenharia Elétrica, Jonas Galindo, afirmou que sua participação, enquanto membro da comissão da “SNCT & SEMAC, maiores eventos – científico e cultural – em nosso Campus, foi um grande desafio. O tema ‘Inteligente artificial: a nova fronteira da ciência brasileira’, escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTI), foi de grande valia, tendo em vista o atual momento que estamos passando em todo mundo, no qual os órgãos e instituições precisaram se reinventar tecnologicamente para continuarem cumprindo suas demandas e atividades.”

O técnico em TI do Campus Garanhuns, Wellington Moreira Cavalcante, detalhou como aconteceu a transmissão do evento para que as comunidades interna e externa tivessem acesso aos eventos. “A transmissão ao vivo para o público geral ocorreu pelo canal do YouTube da Assessoria de Comunicação (Ascom) do Campus Garanhuns, utilizando para isso, o software OBS Studio, software gratuito para esta finalidade, além da plataforma do Google Meet. O evento foi capturado e transmitido ao vivo. Os telespectadores puderam acompanhar todo evento e em alguns momentos interagir através do chat.”, explica. Os vídeos gravados estão disponíveis no canal da Ascom do Campus Garanhuns.

A coordenadora de Políticas inclusivas do Campus Garanhuns e integrante da comissão organizadora, professora Simone Santana destacou que foi muito bom e inovador fazer parte da comissão da SCNT & Semac 2020. “Mesmo com todas as dificuldades que estamos vivendo decorrentes da pandemia do Covid-19, é uma felicidade saber que conseguimos contribuir para levar a ciência, tecnologia, arte e cultura até a sociedade tornando-a menos desigual e mais inclusiva.”

Já o professor Marcelo Lima, também integrante da comissão, explicitou que a realização da SNCT & Semac 2020 foi um marco importante nas ações do IFPE Campus Garanhuns. “Além de ser um dos maiores eventos institucionais, conseguimos realiza-lo em um ano com tantas restrições, devido a pandemia que estamos enfrentando.”, avalia.

>> Confira tudo que aconteceu na SNCT&SEMAC 2020