Festival Cozinha de Quilombo reúne comunidades quilombolas de Pernambuco

O evento foi promovido pelo IFPE Garanhuns em parceria com o movimento Quilombos de Pernambuco

A força da ancestralidade tomou conta do terreiro da Escola Doralice Rodrigues da Silva, comunidade quilombola de Angico para a realização do 1º Festival Cozinha de Quilombo, promovido pelo IFPE Garanhuns em parceria com o movimento Quilombos de Pernambuco, nos dias 2 e 3 de dezembro.

A programação contou do sábado (2) com rodas de conversa sobre empreendedorismo, sustentabilidade e práticas de manuseio de alimentos. As palestrantes foram Maria de Lourdes (Quilombo Conceição das Crioulas) e Twilla Barbosa (gastrônoma e coautora do livro Cozinha de Quilombo).

No domingo (3), foi o momento das apresentações musicais e a roda de conversa com as autoras do livro Cozinha de Quilombo: Edvania Kherle, Halda Simões e Twilla Barbosa, fruto do projeto de extensão de mesmo nome, que ocorreu nos anos de 2019 e 2020 no IFPE Garanhuns.

De acordo com a chefe da Divisão de Extensão (DIEX), Halda Simões, na ocasião as lideranças das comunidades presentes destacaram a importância da publicação.

“De forma especial, a DIEX agradece às comunidades quilombolas participantes do projeto de extensão: Angico, Castainho, Curiquinha dos Negros, Flores, Lagoa da Pedra, Timbó e Serrote do Gado Brabo, à Marcia Rodrigues (Movimento Quilombola), à Edvania Kherle (Funai) e Josimar Melquíades (gestor da Escola Doralice Rodrigues). Agradece ainda a todos os servidores do IFPE Garanhuns que estiveram envolvidos de forma direta ou indireta na realização do Festival Cozinha de Quilombo.”, declarou.