Início do conteúdo

IFPE lança edital de Políticas de Ações Afirmativas com bolsas para projetos de extensão

Servidores/as do IFPE podem apresentar propostas até 04 de agosto. Objetivo é visibilizar ações comprometidas com o combate às discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero e de classe


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta terça-feira (23), o Edital de Políticas de Ações Afirmativas, que tem como objetivo promover inclusão e equidade por meio da concessão de bolsas de extensão para projetos específicos, gerenciados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext).

Com foco em projetos alinhados à Política de Extensão do IFPE, o edital selecionará propostas de intervenções que envolvam diretamente a comunidade externa e públicos-alvo específicos, como comunidades quilombolas, povos originários, povos ciganos e povos de terreiros. A finalidade é visibilizar ações comprometidas com o combate às discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero e de classe e na promoção do respeito à diversidade e às especificidades de cada ser humano, valorizando as diferenças sociais, culturais, físicas e emocionais.

As propostas podem ser submetidas por docentes ou técnicos/as-administrativos/as com nível superior, ativos/as, vinculados/as ao IFPE, responsáveis pelo plano de trabalho e devem ser elaboradas em, no mínimo, uma das seguintes formas:

Projetos de extensão com foco na divulgação das Ações Afirmativas que contemplem, obrigatoriamente, a divulgação das ações junto a, no mínimo, um dos públicos-alvo de Ações Afirmativas do IFPE
Projetos de extensão que desenvolvam ações junto aos públicos- alvo das Ações Afirmativas do IFPE
Haverá duas modalidades de bolsas para estudantes com matrícula regular em qualquer curso do IFPE:

-Modalidade A, no valor de R$ 700, para estudantes de nível superior

-Modalidade B, no valor de R$ 500 para estudantes de nível técnico

A inscrição deverá ser feita exclusivamente por meio do formulário: https://forms.gle/phm4MizrqiUJTZtZ7 até o dia 04 de agosto. No ato,  o/a proponente deverá anexar obrigatoriamente os seguintes documentos:

I – PDF do projeto de extensão e planos de atividades dos bolsistas e/ou voluntários (anexo I),

II – Declaração de anuência do/a Diretor/a Geral do Campus (anexo II)

III – Comprovante de matrícula de estudante de pós-graduação, em caso de indicação para co-orientação voluntária, conforme item 3.1.4 deste edital.

Cada projeto poderá submeter até quatro planos de trabalho, sendo até dois para estudante bolsista (desde que seja uma de nível médio e uma de nível superior ou duas de nível médio) e até dois para estudante voluntário/a. A carga horária para estudantes extensionistas é de 20 horas semanais e a vigência das bolsas será de 19 de agosto a 31 de dezembro de 2024.

O resultado preliminar será divulgado dia 09 do mesmo mês e as atividades estabelecidas no projeto e nos planos de trabalho devem iniciar dia 19 de agosto.

Confira os públicos-alvo de Ações Afirmativas do IFPE:

pessoas oriundas de escola pública,
pessoas negras (pretas e pardas)
mulheres em situação de vulnerabilidade social
povos indígenas
comunidades quilombolas
pessoas com deficiência
membros de famílias com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio (conforme critério estabelecido pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil),
refugiados e portadores de visto humanitário,
população LGBTQIA+,
povos do campo (segundo conceito utilizado pela Política de Extensão com os Povos do Campo do IFPE)
pessoas idosas
>> Para mais informações, acesse o edital

Acesse também os anexos:
ANEXO I-Modelo de projeto e Planos de trabalho

ANEXO II-Anuência da Gestão

ANEXO III-Cadastro de estudante bolsista e voluntário

ANEXO IV-Autodeclaração de atendimento ao público-alvo

ANEXO V-Critérios para Análise do Projeto

ANEXO VI-Cronograma

ANEXO VII-Frequência do estudante

ANEXO VIII- Relatório final

Fim do conteúdo