Início do conteúdo

IFPE Garanhuns se credencia junto ao MCTI como instituição executora de projetos da Lei de Informática

Credenciamento representa uma oportunidade de captação de recursos junto ao setor privado


No dia 4 de julho de 2024 foi publicada a RESOLUÇÃO Nº 863, de 2 de julho de 2024, no Diário Oficial da União Nº 127, deferindo a solicitação do Campus Garanhuns para se habilitar como uma instituição executora de projetos da Lei da Informática.

A Lei da Informática (Lei nº 8.248/1991) é uma política de incentivo ao desenvolvimento de projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e qualificação de mão de obra para a indústria do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

As empresas fruidoras do benefício, podem investir até 4% do seu faturamento anual em projetos junto às instituições executoras credenciadas pelo MCTI e recebem como benefício a redução desse valor no IPI dos seus produtos. Existem 511 empresas habilitadas a usufruir da lei da informática no país, e elas investem R$ 1,5 bilhões por ano em projetos de P&D no âmbito da política. A lista completa de empresas fruidoras pode ser consultada em https://inovacaodigital.mcti.gov.br/leiDeInformatica/empresasHabilitadas.

Atualmente, existem 294 instituições credenciadas como executoras em todo o país, sendo o Campus Garanhuns a 19ª instituição credenciada em Pernambuco. A lista completa das instituições executoras por ser consultada em https://inovacaodigital.mcti.gov.br/ComiteTiCati/instituicoesCredenciadas.

Segundo o prof. Rafael Barros, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Campus Garanhuns, “o credenciamento representa uma oportunidade de captação de recursos junto ao setor privado para o fortalecimento de ações e da estrutura do campus nas áreas de pesquisa, inovação e extensão tecnológica. O próximo passo é mapear as empresas habilitadas que possam ser parceiras do Campus Garanhuns para captação do primeiro projeto do campus.”, explica.

Fim do conteúdo