Início do conteúdo

IFPE Garanhuns implanta horta da Cozinha Comunitária Pastor Eudes Ferreira de Oliveira

Ação foi a culminância do projeto de extensão Florescer Compostagem, que transformou 1 t de resíduos orgânicos em 300 kg de adubo natural


O IFPE Garanhuns, por meio do projeto de extensão “Florescer Compostagem: gerenciamento compartilhado de resíduos orgânicos” implantou a horta da Cozinha Comunitária Pastor Eudes Ferreira de Oliveira, nos dias 02 e 03 de dezembro.

A Cozinha Comunitária de Garanhuns oferece 200 refeições diárias para pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade e, de acordo com o coordenador do projeto, Prof. Pedro Campello, foi parceira do projeto ao longo de 2024. “Identificamos a oportunidade de desenvolver um projeto de extensão para transformar os resíduos orgânicos gerados durante o preparo dos alimentos em adubo.”, explica Campello a origem do projeto.

Em 2024, foi coletada uma tonelada de resíduos orgânicos que, por meio da compostagem, permitiu a produção de 300 kg de adubo natural. A meta para 2025 é implementar o processo de compostagem na própria cozinha comunitária, permitindo que utilizem o adubo na horta construída nas instalações, pelos estudantes bolsistas.

O projeto conta com a colaboração da Profª Rafaela Dias de Melo e dos estudantes extensionistas Ana Luíza Mota Teles Coutinho, Davi Lázaro Assunção Vieira, João Paulo da Costa Dias e Laura Chrystinne da Silva.

Para saber mais sobre os projetos de extensão desenvolvidos no Campus Garanhuns clique aqui.

Fim do conteúdo