CELLE – IFPE Garanhuns celebra um ano de reabertura

Solenidade contou com apresentações musicais e recital de poesia em línguas estrangeiras e mesa redonda com convidados especiais

O Centro de Libras e Línguas Estrangeiras do IFPE – Campus Garanhuns (CELLE) celebrou, nesta quarta-feira (11) um ano de sua reabertura, com solenidade realizada no auditório do campus. A mesa de abertura contou com a presença do diretor de Ensino, Roberto Amaral, que na ocasião também representou o diretor-geral do Campus Garanhuns, José Carlos de Sá, e com a coordenadora do CELLE, professora Valéria Guerra.

Para Amaral, o retorno do CELLE é um importante meio de difundir o ensino de excelência ofertado pelo IFPE. “Parabenizo as professoras Valéria e Karla pelo retorno do CELLE, visto a importância do CELLE no aprofundamento da vivência de línguas estrangeiras, tanto para a comunidade acadêmica como externa. Ações como essa reforçam a importância dos IFs no desenvolvimento regional, mostrando que precisamos investir mais na divulgação de nosso trabalho, que já é muito bem-feito e tornou-se referência na região”.

De acordo com a coordenadora do centro, Valéria Guerra, o ano de 2019 chegou para consolidar as atividades do CELLE. “Fechamos o primeiro semestre de 2019 com uma turma de Inglês, quatro turmas de Espanhol, 79 estudantes matriculados e 56 certificações. Para 2020, planejamos dar continuidade aos cursos de inglês e espanhol, contando com a possibilidade de ampliação das turmas de inglês, articulação de parceria com o NAPNE, trazendo a oferta de um curso de Libras e, entre outros projeto estão: o Curso de leitura e escrita em Espanhol; Cineclube; Momentos culturais; Relatos de experiência com línguas estrangeiras; participação no Mostre a Língua e parcerias, como com a Consejeria Española”, relatou.

A programação contou ainda com a mesa redonda A importância das línguas estrangeiras para a formação pessoal e atuação profissional composta pela professora de Inglês, graduada e pós-graduada em Língua Inglesa, pela Universidade de Pernambuco, e gestora de uma escola de idiomas em Garanhuns, Adriana Correia, e pelo estudante de Letras português-inglês na Universidade Federal Rural de Pernambuco, ex-estagiário do CELLE e professor de Inglês em escola de idiomas, Wesley Pimentel.

Sobre ter domínio de uma segunda língua, Adriana apresentou alguns fatores importantes, como a agilidade no pensamento, uma menor probabilidade de desenvolver demências, além das oportunidades que se abrem. “Quando você domina uma língua, o mundo fica pequeno para você, essa era a mensagem que eu queria trazer hoje para vocês”.

A solenidade chegou ao fim com o sorteio de brindes para os estudantes, cantata de parabéns para o CELLE e o pronunciamento de retrospectiva da professora Karla Janaína.