Início do conteúdo

IFPE Garanhuns promove I Seminário de Educação Escolar Quilombola com foco nas relações étnico-raciais

Inscrições estão abertas até as 23h59 do dia 15 de maio. O evento é voltado para professores e gestores da Educação Básica


O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Garanhuns, por meio do Centro de Formação Espedito Ferreira da Silva, realiza no dia 16 de maio de 2025, das 9h às 16h, o I Seminário de Educação Escolar Quilombola. O evento será sediado na Associação Garanhuense de Atletismo (AGA) e terá como tema central: “Quilombos do Agreste: um olhar para as relações étnico-raciais e a Educação Escolar Quilombola”.

A proposta do seminário é fortalecer as discussões no âmbito da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), com foco nas realidades do Agreste pernambucano. A iniciativa busca promover a reflexão sobre a importância da valorização das comunidades quilombolas e da equidade racial na educação, contribuindo para a construção de políticas públicas mais inclusivas e representativas.

O evento disponibiliza 120 vagas, com ênfase nas inscrições para professores e gestores da Educação Básica, público essencial para a multiplicação dos debates nas escolas. As inscrições para esse público estão abertas até as 23h59 do dia 15 de maio de 2025, no site oficial do evento.

A Comissão Organizadora destaca que os integrantes do Movimento Quilombola, público prioritário da ação, já foram previamente inscritos. A representante da comissão organizadora no Campus Garanhuns, Halda Simões, reforça a importância do evento. “O seminário representa um importante espaço de diálogo e aprendizado, reafirmando o compromisso do IFPE com a justiça social, a diversidade e a valorização das culturas tradicionais.”, disse. A comissão conta ainda com a participação de Márcia do Angico, liderança do Movimento Quilombola no Agreste Pernambucano e do historiador e professor do Campus Recife, Dimas Veras.

Confira a programação completa

Fim do conteúdo