Notícias
Egressa do IFPE Garanhuns representa o povo Xukuru em atividade internacional nos Estados Unidos
Silvinha Xukuru representou o povo Xukuru do Ororubá, o Coletivo das Mulheres Xukurus e o IFPE Garanhuns em evento sobre mulheres indígenas, na Califórnia (EUA)
Silvinha Xukuru, egressa do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Intercultural Indígena-Quilombola Antirracista, do IFPE Campus Garanhuns, participou de forma marcante da atividade internacional do projeto “Mulheres Indígenas Biomas: Relatos de vivência entre as universidades e territórios”, realizada entre os dias 21 e 26 de abril de 2025, na Califórnia (EUA).
Idealizado pelo Instituto Shirley Djukurnã Krenak, em parceria com a Universidade Estadual de San Diego, o evento reuniu quatro mulheres indígenas brasileiras, representantes de diferentes biomas, para compartilhar experiências, saberes e vivências com estudantes e professores norte-americanos. A iniciativa destacou a importância da presença indígena na produção do conhecimento acadêmico a partir de epistemologias enraizadas nos territórios e práticas de resistência.
No evento, Silvinha Xukuru representou o povo Xukuru do Ororubá, o Coletivo das Mulheres Xukurus e o IFPE Garanhuns. Durante a atividade, ministrou aulas e participou de rodas de diálogo, levando para o espaço acadêmico a história de resistência, luta e conquistas de seu povo na educação escolar indígena. “Hoje, ministrei minha segunda aula, na universidade de San Diego, na Califórnia. E não poderia deixar de falar do histórico da educação do meu povo, Xukuru do Ororubá, que passou por um processo muito difícil, e agora temos vários avanços que é importante mostrar para o mundo, toda a resistência e vivência enquanto mulher Xukuru. Levo sempre meu povo comigo, pois não ando sozinha — meu povo e meus ancestrais sempre estão comigo.”, declarou.
Além dessa significativa participação internacional, Silvinha concluiu recentemente seu curso de Pós-graduação em Educação Intercultural Indígena- Quilombola Antirracista, com a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Educação Xukuru do Ororubá: Práticas Interculturais no Fortalecimento da Identidade Étnica”, realizada em 13 de março de 2025. A sessão pública ocorreu na Aldeia Santana, no Território Indígena Xukuru do Ororubá, em Pesqueira-PE, reforçando o compromisso com a valorização dos territórios como espaços legítimos de produção do saber.
A realização desta especialização foi possível graças à confluência entre o IFPE Campus Garanhuns, a Associação da Comunidade Indígena Xukuru e o Movimento Quilombola de Pernambuco. De acordo com Ciro Linhares, coordenador da pós-antirracista, “essa parceria fortalece a missão institucional de promover uma educação intercultural, antirracista e comprometida com a valorização das cosmovisões e cosmovivências indígenas.”, declara.
O IFPE Garanhuns parabeniza sua egressa, Silvinha Xukuru. Sua trajetória é símbolo do compromisso do nosso campus com os princípios do Bem Viver, da ecologia de saberes, da justiça social e do respeito à diversidade. A história de Silvinha inspira toda a comunidade acadêmica e reafirma a importância de uma educação que se constrói a partir dos territórios, dos povos e de suas lutas.