Notícias
IFPE Garanhuns apresenta projetos de pesquisa e extensão em evento da Unilever pelo Dia Mundial do Meio Ambiente
A ação reforçou o compromisso do IFPE Garanhuns com a sustentabilidade e a formação cidadã de seus estudantes
O IFPE Campus Garanhuns marcou presença em um evento promovido pela Unilever, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no último dia 6 de junho. A participação se deu por meio da apresentação de dois projetos de pesquisa e extensão, desenvolvidos por estudantes do 3º e 4º anos do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente.
Um dos projetos apresentados foi “Reuso, Upcycling e Reciclagem: moda, produção de mobiliário e utensílios a partir de resíduos sólidos”, coordenado pela professora Edinea Alcantara de Barros. As estudantes Maria Isabele da Silva Dantas e Maria Beatriz Severo Capitó, do 3º ano manhã, acompanhadas de Ariane Ferreira Alves da Silva, do 4º ano manhã, representaram a equipe. O projeto busca dar novas utilidades a resíduos sólidos como latas, embalagens, garrafas, CDs e DVDs, transformando-os em itens de moda, decoração e mobiliário, com foco na sustentabilidade e na economia circular.
Outro destaque do Campus foi o projeto “Florescer Compostagem: gerenciamento compartilhado de resíduos orgânicos”, coordenado pelo professor Pedro Henrique Campello Santos. Os estudantes Ana Luiza Mota Teles Coutinho e Davi Lázaro Assunção Vieira foram os responsáveis por apresentar a iniciativa, que trabalha o reaproveitamento de resíduos orgânicos para a formação de composteiras e produção de sabão a partir de óleo de cozinha usado.
O professor Pedro destacou a importância da participação no evento. “Estamos no segundo ano do projeto de Extensão ‘Florescer Compostagem’, onde aplicamos técnicas para o reaproveitamento de resíduos, transformando-os em recursos valiosos e rompendo o ciclo do descarte inadequado. O IFPE Campus Garanhuns tem sido um grande aliado nessa iniciativa, oferecendo apoio por meio da concessão de bolsas e infraestrutura. Esta interação com a Unilever fortalece ainda mais nossos objetivos, pois a empresa implementa o conceito de Aterro Zero, garantindo que nenhum resíduo seja destinado a aterros sanitários e contribuindo para a promoção da economia circular.”, ressalta Campello.
De acordo com o coordenador do curso Técnico de Meio Ambiente, Clayton Albuquerque de Sousa, “a ação reforça o compromisso do IFPE Garanhuns com a sustentabilidade e a formação cidadã de seus estudantes, através de práticas de ensino, pesquisa e extensão que impactam positivamente a comunidade e o meio ambiente.”, disse Sousa.
Saiba mais sobre as ações e projetos do curso Técnico em Meio Ambiente ou solicite parcerias pelo e-mail da coordenação: cctma@garanhuns.ifpe.edu.br.