Início do conteúdo

IFPE Garanhuns recebe apresentação do Diagnóstico da Matriz Orçamentária Conif

Campus Garanhuns é o 12º do IFPE a equipe da Prodin para apresentação do diagnóstico detalhado da matriz


Na última quinta-feira (11), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Garanhuns sediou a apresentação do Diagnóstico da Matriz de Distribuição Orçamentária, promovida pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin). A atividade ocorreu no auditório da Biblioteca Luiz Gonzaga, das 9h às 18h, e reuniu gestores das áreas de ensino, administração e planejamento, extensão, pesquisa, assistência estudantil, tecnologia da informação, além das coordenações de curso.

A condução dos trabalhos foi realizada pela pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Juliana Andrade, e pela chefe da Seção de Gestão e Desenvolvimento de Projetos, Dayanne Amaral. O encontro teve como principal objetivo apresentar um diagnóstico detalhado sobre a composição orçamentária do campus, promovendo maior compreensão das variáveis que impactam diretamente na matriz orçamentária do IFPE.

“Esse trabalho é importante porque estamos realizando um diagnóstico da Matriz de Distribuição Orçamentária do IFPE e de seus campi, com o objetivo de compreender todas as variáveis que impactam na composição do orçamento, bem como formas de ampliá-lo”, explicou a pró-reitora.

Além do diagnóstico, a iniciativa contempla uma formação específica sobre a Portaria nº 646/2022, que regulamenta a metodologia da matriz, contribuindo para o entendimento dos critérios utilizados, o fortalecimento dos processos e a qualificação dos dados institucionais. “Trata-se de um passo fundamental para consolidar uma cultura de tomada de decisão orientada por dados no âmbito do IFPE”, completou Andrade.

Para Dayanne Amaral, o momento foi bastante positivo. “Contamos com uma participação expressiva de todos os atores presentes. Foi perceptível o quanto servidores e gestores estavam interessados em aprender sobre a temática para a melhoria dos indicadores e, consequentemente, do orçamento. Não é que as nossas ações finalísticas — ensino, pesquisa, extensão e inovação — vão ser pautadas por questões orçamentárias. Mas precisamos, sim, entender o impacto dessas ações no nosso orçamento para que a gente tenha uma tomada de decisão mais assertiva”, destacou.

O diretor-geral do Campus Garanhuns, José Roberto Amaral Nascimento, também avaliou a ação como estratégica para o crescimento institucional. “Foi uma formação de grande importância para o desenvolvimento do campus. Um momento de autoconhecimento, através da análise dos nossos dados, de pensarmos sobre nossas ofertas e de refletirmos sobre nossas entregas à sociedade com um olhar mais estratégico”, afirmou.

O Campus Garanhuns foi a 12ª unidade do IFPE a receber a Prodin para a apresentação do diagnóstico. O trabalho teve início em 12 de fevereiro de 2025, no Campus Palmares. As próximas unidades a receber a atividade serão os campi Afogados da Ingazeira (14/08), Caruaru (26/08), Ipojuca, Recife e a modalidade de Educação a Distância (EAD), com datas a confirmar.

Fim do conteúdo