Notícias
Estudantes do curso técnico em Meio Ambiente conhecem biodigestor em Jupi
Visita técnica proporcionou aos alunos vivenciar, na prática, o uso de tecnologia social para geração de energia renovável e biofertilizante.
Na última terça-feira (11), estudantes de diferentes períodos do curso técnico subsequente em Meio Ambiente do IFPE Campus Garanhuns participaram de uma atividade de campo coordenada pelo docente Pedro Campello. O grupo visitou o Sítio Lagoa da Serra, na zona rural de Jupi (PE), para conhecer de perto o funcionamento de um biodigestor.
O equipamento, instalado em 2015 por meio de um edital do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, permite ao proprietário, Sr. José Renato da Silva, aproveitar dejetos animais para produzir biogás e biofertilizante. Desde a implantação, ele deixou de comprar botijão de gás, tornando-se autossuficiente nesse recurso.
Segundo o professor Pedro Campello, a tecnologia apresenta benefícios ambientais e econômicos. “O biodigestor é uma fonte renovável de energia que reduz a emissão de gases de efeito estufa e também as despesas financeiras”, destacou.
A visita reforçou conteúdos já estudados na disciplina de Energias Renováveis e proporcionou aos alunos uma vivência prática sobre soluções sustentáveis no meio rural.