Início do conteúdo

IFPE promove formação para 150 educadores quilombolas em Bom Conselho através de Centro especializado

Capacitação foi realizada pelo Centro de Formação em Educação Quilombola Espedito Ferreira da Silva, vinculado à Extensão do IFPE Garanhuns


O Centro de Formação em Educação Quilombola Espedito Ferreira da Silva, coordenado pelo IFPE e vinculado à Divisão de Extensão do IFPE Garanhuns, promoveu na última segunda-feira (25) uma capacitação para 150 professores que atuam em comunidades quilombolas do Agreste pernambucano. O evento foi realizado na Escola Doralice Rodrigues da Silva, na Comunidade Quilombola Angico, em Bom Conselho.

Sob coordenação do professor Dimas Veras (IFPE Recife), o Centro desenvolveu quatro oficinas especializadas que abordaram temáticas essenciais para a educação quilombola. A iniciativa reforça o compromisso institucional do IFPE com o fortalecimento das práticas pedagógicas baseadas na valorização dos saberes tradicionais, da história e da cultura afro-brasileira.

As oficinas oferecidas foram de “Diversidade e religiosidade afro-brasileira”, com o Dr. Wallace Gomes Ferreira de Souza (UFCG); “Educação e letramento racial”, com a Dra. Denise Xavier Torres (UFPE); “Educação Quilombola e pedagogia da alternância”, com a Dra. Aldinete Silvino de Lima (UFCG) e “Produção de Revista em Quadrinho (HQ) com temas antirracistas”, com a Dra. Rosana de Medeiros (UFCG).

De acordo com a Divisão de Extensão do IFPE Garanhuns, a formação de professores é uma prioridade na atuação do Instituto, que busca aliar conhecimento técnico-científico às necessidades da comunidade. ” O objetivo principal é fortalecer as práticas pedagógicas dos/as docentes quilombolas a partir da valorização dos saberes tradicionais, da história e da cultura afro-brasileira, promovendo uma educação contextualizada, emancipatória e antirracista.”

A atividade destacou a importância do Centro de Formação Quilombola Espedito Ferreira como um espaço de referência para a qualificação de educadores, contribuindo diretamente para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.

 

Fim do conteúdo