ENEM | Estudantes do IFPE Garanhuns têm as melhores notas pelo 4º ano consecutivo

Para obtenção do resultado foram analisadas as notas das escolas públicas e privadas do Agreste Meridional

Mais uma vez, a atuação brilhante dos estudantes do IFPE Campus Garanhuns no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) levou a instituição a ser, pelo quarto ano consecutivo, a escola mais bem classificada no ranking do ENEM, entre escolas públicas e privadas de todo o Agreste Meridional, de acordo com dados divulgados pela Folha de São Paulo no último dia 18.

Para o diretor-geral do Campus Garanhuns, José Carlos de Sá, os resultados dos estudantes no ENEM refletem os investimentos adequados em educação. “Os resultados que os estudantes do IFPE Garanhuns vem alcançando nos últimos quatro anos, em particular o resultado alcançado no ENEM 2018, fortalecem a nossa certeza de que o trabalho que vem sendo realizado pelos professores e servidores administrativos do campus junto aos nossos estudantes, é um trabalho na direção correta, evidenciando que quando investimentos na educação são feitos de forma adequada e voltados para uma proposta correta, trazem os resultados que a sociedade espera”, declara.

Ainda de acordo com os dados publicados pela Folha, o IFPE Campus Garanhuns aparece como o 1º lugar entre as escolas públicas de toda mesorregião Agreste, 2º colocado entre os campi dos Institutos Federais de Pernambuco (IFPE e IF Sertão), estando atrás apenas do Campus Recife e na 7ª posição entre todas as escolas públicas de Pernambuco.

José Roberto Amaral, diretor de Ensino do Campus Garanhuns, diz que o resultado representa muita alegria, satisfação e sentimento de dever cumprido, mas também traz responsabilidade em se manter nesse lugar de destaque. “Os resultados de nossos estudantes nos traz muita satisfação e, ao mesmo tempo, traz a responsabilidade de manter o ritmo e o nível. Sabemos do tamanho do desafio que é se manter nesse lugar de destaque, porém agora sabemos que temos a fórmula que deu certo. Vale a pena destacar, que o IF não prepara, não direciona a formação de seus estudantes para o ENEM e, mesmo assim, a nossa fórmula, que alia ensino, pesquisa e extensão vem alcançando resultados exitosos no exame. A pesquisa e a extensão são inseridas nessa fórmula porque é através delas que o estudante pode aprofundar conhecimentos trabalhados em sala de aula conquistando, assim, maiores solidez e amadurecimento na sua formação. É uma fórmula de educação pública que dá certo”, defende Amaral.

Confira as demais colocações dos estudantes do Campus Garanhuns:

=> 1ª posição no Agreste Meridional (Públicas e privadas; toda a microrregião)

=> 1ª posição no Agreste pernambucano (Públicas; toda a mesorregião)

=> 2ª posição entre os campi dos Institutos Federais de Pernambuco (IFPE e IFSertão), estando atrás apenas do IFPE Campus Recife;

=> 3ª posição no interior do Estado (Públicas; Desconsiderando a região Metropolitana do Recife);

=> 4ª posição no Agreste pernambucano (Públicas e privadas; toda a mesorregião)

=> 7º posição no Estado (Públicas);

=> 48º posição no Estado de Pernambuco (Públicas e privadas).