Início do conteúdo

IFPE Garanhuns celebra 15 anos de existência em noite repleta de emoção e homenagens

Solenidade aconteceu nesta última quarta (01), no teatro Sesc Garanhuns, reunindo estudantes, servidores/as, gestores/as e convidados/as


O teatro Sesc Garanhuns foi palco, nesta quarta (01), da solenidade em comemoração aos 15 anos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Garanhuns, que reuniu estudantes, servidores/as, gestores/as e convidados/as em uma noite repleta de música, emoção, homenagens e compartilhamento de histórias e vivências da comunidade acadêmica.

A abertura do evento contou com uma leitura de mensagem pelas servidoras Halda Simões e Margarete de Hamburgo, acompanhada pela apresentação da banda do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do campus, que emocionou a plateia com os clássicos “Caçador de Mim” e “Novo Tempo”.

Em seguida, foram chamados para compor o dispositivo de honra o reitor do IFPE, José Carlos de Sá; o diretor-geral do Campus Garanhuns, José Roberto Amaral; o prefeito do município, Sivaldo Rodrigues; o professor com mais tempo de casa, Wilker Victor, representando os/as docentes do campus; a servidora com mais tempo de casa, Mônica Cantalupo, representando os/as técnicos/as administrativas/os do campus; a pró-reitora de Extensão do IFPE, Laura Silva, representando os/as ex-servidores/as; a colaboradora Uilangela Viana (Nana), representando os.as terceirizados/as; a estudante Maria Eduarda Cavalcante, representando os/as discentes; e Gercina Alves, representando os/as egressos/as.

O reitor parabenizou a data e destacou a importância do momento: “Parabéns por todas as entregas e construções já realizadas aqui, por tantas vidas transformadas, por tantas pessoas e famílias impactadas pelo trabalho de vocês. Me sinto muito honrado em fazer parte dessa instituição, e minha história no IFPE começou aqui no Campus Garanhuns, que me acolheu como professor em 2010. Posso dizer que essa celebração trouxe um resgate de toda a história, de toda a construção que esse campus teve ao longo dos 15 anos. Com isso, nos enche de energia para que outras décadas sejam construídas, de transformação de vidas, de contribuição efetiva para a sociedade de Garanhuns e todo o Agreste Meridional”.

José Amaral enfatizou a dimensão de poder comemorar esse evento:  “Essa festa é do tamanho que ela precisa ser, do tamanho que nós somos, nós merecemos. É de uma felicidade imensa e gratidão enorme celebrar esses 15 anos do campus. Quantas memórias incríveis a gente trouxe, reunindo toda a comunidade acadêmica aqui. São 1800 estudantes juntos conosco, acreditando na nossa história, e contribuindo para que essa instituição possa ser levada a um lugar cada vez mais importante, cada vez mais forte nessa região”.

A estudante Maria Eduarda Cavalcante, que foi selecionada como uma das duas únicas estudantes de Pernambuco para receber o Prêmio da Educação Brasileira, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), ressaltou o significado do campus em sua vida: “Isso é a prova de que quando temos apoio, disciplina e acreditamos em nós mesmos, podemos chegar muito longe. Podemos ser o que quisermos e chegar aonde desejarmos. É uma alegria muito grande fazer parte dessa história,  e eu desejo que os próximos 15 anos sejam ainda melhores, e mais pessoas possam ter a vida transformada atravás do instituto”.

Durante a solenidade, o Campus Garanhuns recebeu o Voto de Aplausos da Câmara Municipal pelos seus 15 anos de história, de transformação de vidas e de contribuição para o desenvolvimento educacional e social da região. O diretor José Amaral recebeu o Voto da vereadora Fabiana Zoobi, propositora da ação.

HOMENAGENS – E dando proseguimento à celebração, foi realizado um dos momentos mais emocionantes, o das homenagens, conduzido pela chefe de Gabinete do campus, Mariane Queiroz, juntamente com José Amaral. Foram homenageados/as:

Docentes na área de Eletroeletrônica: Wilker Victor e Manuelle Regina

Docentes na área de Informática: Leonardo Soares e Alessandra Maranhão

Docentes na área de Meio Ambiente: Marcelo Antunes e Mayara Dalla

Docentes na área de Formação Geral: Tiago Cavalcante e Fernanda Gonçalves

Técnicos-administrativos: Bismark Ferreira, Flavia Siqueira, Halda Simões, Josefa Constantino, Mônica Cantalupo, Patrick Everton, Pedro Paulo Bezerra e Rafael Frias

Estudantes: Maria Eduarda Cavalcante

Egressos: Gercina Alves

Gestor com mais tempo no cargo: Marcos Rogério

Ex-servidores: Laura SIlva

Terceirizados: Uilangela Viana (Nana)

Parceiros do campus: Márcia do Angico

Pessoas a época de criação do campus: Juliana Andrade e José Bento

Ex-diretores: Maria das Graças e José Carlos de Sá

E para finalizar a solenidade, foi prestada também uma última homenagem ao professor José Amaral, que desde 2019 atua como diretor-geral e há mais de dez anos vem se dedicando na missão de aprimorar processos acadêmicos e administrativos do campus, além de contribuir para a criação de novos cursos e realização de importantes obras. A banda do NAC abrilhantou mais uma vez o teatro, encerrando a noite em grande estilo.

Fim do conteúdo