Campus recebe IBGE e gestores de educação do Agreste Meridional

Ao longo de dois dias o IBGE ofertou oficina e capacitação para comunidade acadêmica e secretários de educação

O IFPE Garanhuns abriu as portas, nos dias 27 e 28 de março, para receber atividades de formação e capacitação ofertadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Na quarta-feira (27), foi realizada a Oficina sobre o Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) ofertada para a comunidade acadêmica, como ação da Divisão de Pesquisa (Dpesq). Ministrada pelo supervisor de documentação e disseminação da Agência IBGE, em Garanhuns, Jainiton Pereira, a oficina apresentou aos docentes, estudantes e pesquisadores o SIDRA , sistema que visa facilitar a obtenção gratuita dos dados agregados de estudos e pesquisas realizados pelo IBGE.

O segundo dia foi destinado à apresentação do portal IBGEeduca aos docentes do IFPE e aos gestores de educação dos 20 municípios do Agreste Meridional. O portal é voltado para a educação com conteúdos atualizados e lúdicos sobre o Brasil.

Em sua participação durante o encontro, o diretor-geral do Campus Garanhuns, José Carlos de Sá Junior dedicou sua fala à apresentação do IFPE aos gestores presentes, o vestibular como forma de ingresso e as possibilidades de parcerias. “Reunir os representantes de educação de todo o Agreste Meridional aqui no IFPE nos possibilita apresentar nosso trabalho, além de estreitar os laços entre o instituto e os municípios. Estamos de portas abertas para receber os alunos das escolas de seus municípios, bem como, ao fechamento de parcerias visando o desenvolvimento da região”, afirmou.

De acordo o tecnologista do IBGE Pernambuco, Democlacides Botelho, o objetivo do encontro com os gestores de educação está em difundir todas as ferramentas educacionais criadas pelo IBGE para todas as esferas. “Nosso foco é fazer chegar nas escolas estaduais e municipais todo o conteúdo criado a partir de nossas pesquisas, mas com uma linguagem acessível, inclusive para crianças”, explicou.

Participaram ainda deste momento, no segundo dia, a engenheira pesquisadora do IBGE PE, Márcia Carneiro, e o chefe da agência em Garanhuns, Gustavo Siqueira.