Perfil Profissional
O perfil de formação geral do egresso do Curso Técnico em Eletroeletrônica Integrado ao Ensino Médio compreende:
- A utilização das formas contemporâneas de linguagem, com vistas ao exercício da cidadania e à preparação para o trabalho, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
- A identificação da gênese, da transformação e dos múltiplos fatores que interferem na sociedade, como produtos da ação humana e do seu papel como agente social.
- A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria e prática nas diversas áreas do saber.
- A leitura e interpretação de símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações, estabelecendo estratégias de solução e articulando os conhecimentos das várias ciências e outros campos dos saber.
- A articulação e mobilização para colocar em ação valores, conhecimento e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza de cada área profissional específica.
O técnico em eletroeletrônica recebe em sua formação preparação que o habilita nas seguintes competências:
- Execução e condução técnica no exercício profissional referente a operação, instalação e manutenção de equipamentos eletroeletrônicos.
- Assistência técnica ao estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas.
- Acompanhamento em trabalhos de vistoria, perícia, avaliação e consultoria, sob a supervisão e orientação de profissional de nível superior.
- Execução, fiscalização, orientação e coordenação dos serviços de manutenção e reparo de equipamentos eletrônicos, instalações elétricas prediais e industriais, observando as normas técnica de segurança.
- Operacionalização e análise de arquivos e manuais técnicos específicos.
- Condução de atividades de suporte nas áreas instrumentação e controle de processos.
- Assistência técnica à compra, venda e utilização de equipamentos e materiais especializados, limitada à prestação de informações quanto às características técnicas, de desempenho e outras vinculadas a suas atribuições.
- Elaboração de projetos técnicos e condução de equipes na execução destes, respeitando regulamentação específica.
- Utilização de instrumentos de laboratório e realização de testes.
- Utilização de instrumentos industriais aplicados a processos de automação.
- Compreensão e operação de redes industriais e sistemas de controle programáveis.
- Projeto, instalação e operação de sistemas de acionamento e controle eletroeletrônicos.